Tendencias filosoficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - PEDAGOGIA LIBERAL-Desenvolve o comportamento, o papel social, que a sociedade exige,deseja que o aluno desempenhe dentro desta sociedade.Divide-se em quatro grupos:

1.1 - TRADICIONAL – Humanista, visa preparar de modo geral o aluno para a vida e reproduzir um papel na sociedade.

*PAPEL DA ESCOLA: Preparar intelectualmente e moralmente o aluno para atuar na sociedade.

*CONTEÚDOS DEENSINO: Baseia-se nos conhecimentos e valores sociais já existentes, determinados pela sociedade e ordenados na legislação vigente visando o desenvolvimento intelectual do aluno.

*MÉTODOS: E a exposição verbal ou a demonstração dos conteúdos feitos pelo professor com o objetivo de efetivar o conhecimento através da memorização e formar hábitos.

*RELACIONAMENTO PROFESSOR – ALUNO: Predomina aautoridade do professor em sala e o mesmo é transmissor de conhecimento como verdade absoluta e não permite a participação do aluno.

*PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM: Que exista a capacidade de absorção do conteúdo pelo aluno como em um adulto. A aprendizagem deve ser transmitida, absorvida e memorizada através da repetição para responder a situações de avaliações propostas tais como, provas,exercícios, trabalhos e etc. com resultados positivos e negativos.

*MANIFESTAÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR: São mais presentes nas escolas ainda nos dias de hoje.



– RENOVADA: Também é humanista e possui o objetivo de transformar a sociedade através da educação no qual o aluno é educado para satisfazer suas necessidades individuais e tem o mesmo como sujeito do conhecimento. A tendência renovadadivide-se em duas versões:


1.2 - PROGRESSISTA – Trabalha o aluno para ser um elemento de transformação da sociedade.

*PAPEL DA ESCOLA: Preparar o aluno para atuar em uma sociedade que esta em constante mudança proporcionando o aluno uma integração pessoal entre o meio social, o aprendizado, suas necessidades e experiências pessoais.






*CONTEÚDOS DE ENSINO: valoriza-se odesenvolvimento cognitivo, pois se acredita que quanto mais “saber” melhor se sairá nos desafios vividos

* MÉTODOS: estimular e capacitar o aluno na busca pelo conhecimento e desenvolvimento pessoal, incentivar a convivência em grupo e validar suas experiências para favorecer seu aprendizado.

* RELACIONAMENTO PROFESSOR-ALUNO: O professor auxilia no desenvolvimento do aluno, a disciplina está presentepara educar o comportamento na convivência social.

* PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM: A aprendizagem torna-se uma descoberta, autoaprendizagem.

*MANIFESTAÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR: Mais utilizada nos cursos de licenciatura, pouco utilizada nas escolas, alguns métodos são utilizados nas escolas particulares.


1.3 - NÃO DIRETIVA – Trabalha no que é importante para o aluno agora, respeita o seutempo de desenvolvimento.

*PAPEL DA ESCOLA: Favorecer o desenvolvimento psicológico, a realização pessoal e o autodesenvovimento do aluno sem preocupação com o conteúdo didático.

*CONTEÚDOS DE ENSINO: O desenvolvimento das relações e da comunicação social, os conteúdos são secundários.

* MÉTODOS: Acredita-se na capacidade de autodesenvolvimento e respeita-se o tempo de aprendizado doaluno. O professor é o facilitador na busca pelo conhecimento.

* RELACIONAMENTO PROFESSOR-ALUNO: O professor respeita todas as manifestações como forma de aceitação do aluno.

* PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM: Que o aluno aprenda através de sua realização pessoal, desenvolvendo o sentimento de que é capaz de aprender por si só, absorvendo apenas o que lhe traga resultados e satisfação pessoal.*MANIFESTAÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR: Utilizada por orientadores educacionais e psicólogos escolares.






1.4 – TECNICISTA – Escolas técnicas. Prepara mão de obra para atuar no mercado de trabalho.

*PAPEL DA ESCOLA: Habilitar o indivíduo para o mercado de trabalho, produzir mão de obra especializada e competente.

*CONTEÚDOS DE ENSINO: Procedimentos e técnicas necessárias para a...
tracking img