Tendencias da fusncao pedagogica dos assistentes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com Braga (1997) essas transformações expressam um processo de passivização em dupla dimensão: “por um lado a passivizacão do Estado e, por outro, a passivização das forças produtivas”. Os detentores do capital buscam recuperar a taxa media de lucro, apostando na concorrência Internacional, na elevação da produtividade e competitividade, na substituição da regulação estatal pelaregulação operada pelo mercado e na neutralização da oposição advinda das lutas sindicais.
Divisão Internacional do Trabalho
De acordo com analise de Bihr (1998: 107) o processo de internacionalização da economia como estratégia de adaptação para a crise do sistema fordista / keynesiano, resulta “uma maior interpenetração e interdependência das diferentes economias centrais, mais também uma maiorconcorrência entre elas ”e” uma nova divisão do trabalho entre centro e periferia”. Tais vetores concorrem para o avanço do processo de transnacionalização do capital na atualidade. Deste modo, o espaço mundial apresenta extremamente contraditório, imposto pelos desenvolvimentos desiguais sobre as quais repousa a DIT.
Tem-se então uma nova configuração do capitalismo mundial, como novos mecanismo quecomandam seu desempenho e sua regulação. Tal movimento corresponde ao que Chesnais (1996) defende como mundialização do capital.
A “Nova” reorganização cultural a partir do Padrão de acumulação flexível sob o Neoliberalismo
O eixo politico-ideológico da organização da cultura, sob a ideologia e programáticas neoliberais, “é a ideia de que a crise afeta indistintamente o conjunto da sociedade e quea sua superação beneficia indistintamente a todos os países” (Mota, 1995: 72), considerando as condições particulares de cada nação.
Essa “nova” cultura funda-se na necessidade de justificar as contradições da realidade, constituída pelo amplo processo que peculiariza a chamada acumulação flexível (Harvey, 1994) de garantir a recomposição das bases politico-ideológicas da hegemonia do capitalinternacionalizado.
Então o ajuste neoliberal e colocado como uma necessidade para o ingresso na “nova” ordem econômica mundial, que por sua vez agoniza o quadro da questão social nesses países.
Contexto do Brasil e da América Latina
Os Movimentos Sociais: Espaço de Lutas
A partir da década de 70, temos o protagonismo das classes subalternas como sujeitos da organização de uma nova e superiorsociabilidade, uma nova cultura, mediante suas diferentes expressões politicas e manifestações de luta.
Segundo Antunes (1998: 80), o “sindicalismo brasileiro viveu década de 1980, um momento particularmente positivo. (Ramalho, 1998: 85 ) e com surpreendente poder de pressão para negociar alternativas às atuais formas de desenvolvimento econômico e apoiar projetos políticos que tratem dosproblemas estruturais de desigualdade social.
Neoliberalismo Brasil
Nos anos 80 no Brasil se dá esgotamento do Estado Desenvolvimentista, decorrente de um processo crescente de endividamento externo e interno. E a crise do Estado apresenta-se relacionado aos custos das demandas sociais.
Na virada dos anos 90, a onda neoliberal chega de forma retardatária ao Brasil. Sendo consideradas as seguintesmedidas:
- o ajustamento fiscal duradouro;
- reformas econômicas orientadas para o mercado;
- reforma da previdência social;
Como principais expressões desse processo de reforma do Estado destacam-se, no discurso oficial, a implementação de processos de privatização de empresas estatais como medidas para o setor privado das atividades que podem ser controladas pelo mercado, bem como adescentralização para o chamado setor publico não- estatal.
O Terceiro Setor
O chamado terceiro setor da execução de serviços que não envolvem o exercício do poder do Estado, mas devem ser subsidiados por este, como é o caso dos serviços de educação, saúde, cultura e pesquisa cientifica.
Situam-se medidas de qualificação das ONGs e outras entidades sem fins lucrativos , como...
tracking img