Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Tempos Modernos (Charles Chaplin, 1936), estaremos decorrendo deste filme ministrando os conceitos de sua mensagem e tratando sua exposição às relações humanas.

Trata-se do último filmemudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte dapopulação ao desemprego e à fome.
A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem,por quem se apaixona. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à"modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas".
O filme trata das desigualdades entre avida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado,alimenta todo conforto e diversão para burguesia.
O filme inicia mostrando ao fundo um grande relógio, o símbolo maior dos Tempos Modernos.
Tempo é dinheiro e reside aí o espírito do capitalismo.Chaplin não esconde sua visão da bestialidade humana. Gente que se submete a viver amontoada, sem propósito, como gado domesticado. Mais do que o Capitalismo, critica profundamente a SociedadeIndustrial, seu ritmo alucinante, a falta de qualidade de vida e seus propósitos irracionais. Evidenciam que a velocidade da máquina não pode ser a velocidade do ser humano, sob pena de não termos mais sereshumanos, apenas bestas humanas.

O esforço humano em trabalhar como um relógio, dentro de um sistema de repetição mecânica, contínua e cronometrada, acaba por levar a pessoa a ficar com sérios...
tracking img