Resumo "o monge e o executivo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
James C. Hunter

Equipe: Camilla Lima Helice Soares Liliane Gondim Sérgio Bezerra Rubens Teixera

John, um dos personagens principais do livro, era o gerentegeral de uma indústria de vidros, com mais de quinhentos funcionários. Acreditava que sua vida, tanto profissional, quanto pessoal estava indo muito bem. Era casado com Rachel e tinha dois filhos, John Jr e Sara. Mas é claro que ascoisas não iam tão bem, sua família estava se desestruturando e ainda passava por problemas na fábrica. Até que um dia, John foi incentivado, por sua esposa e um pastor, a passar alguns dias em um mosteiro. No mosteiro John manteve contato com mais cinco pessoas e todos formavam um grupo, liderado por Leonard Hoffman, por quem John tinha grande admiração e veneração. Hoffman era um famoso e grandeempresário, mas que havia abandonado a administração e se tornado monge após a morte de sua esposa.

Faziam parte do grupo, além de John e Hoffman (Simeão): Lee, pregador; Greg, sargento do exército; Teresa, diretora de uma escola pública; Chris, treinadora de um time de basquete feminino; Kim, enfermeira. As reuniões sobre liderança e administração eram intercaladas com grupos de oração, que seiniciavam as cinco da manhã. Todos era obrigados a seguir a risca os horários, inclusive os das refeições, e todas as regras do monastério. Durante as reuniões no mosteiro, os participantes eram submetidos a aprovações e ensinamentos dos princípios fundamentais, que um verdadeiro líder deve possuir. Muitos paradigmas foram quebrados e muitos teorias absorvidas.

Hunter é consultor-chefe da J.D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Com os seus ensinamentos, tem criado uma nova cultura do que é verdadeiramente a Liderança.

• Poder versus Autoridade

Poder é definidocomo faculdade, enquanto Autoridade é definida como uma habilidade. • Como diferenciar poder de autoridade O poder pode ser vendido ou comprado, dado ou tomado; a autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, a seu caráter e a influência que estabelece sobre as pessoas. • Liderança versus Gerência Na Liderança, o líder liderapessoas. Na gerência, o gerente lidera coisas.

Liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. Ao trabalhar com pessoas e conseguir que as coisas se façam através delas, sempre haverá duas dinâmicas em jogo – a tarefa e o relacionamento. A chave para liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. • Tudo na vida gira em torno dos relacionamentos.Por exemplo, se nossos clientes nos deixam e vão para os concorrentes, temos um problema de relacionamento. Não estamos identificando nem satisfazendo suas legitimas necessidades. E a regra número um dos negócios é: se não correspondermos às necessidades de nossos clientes, alguém o fará.

• Fator mais importante num relacionamento bem-sucedido:

Confiança, sem confiança é difícil se nãoimpossível conservar um bom relacionamento. • Habilidade é uma capacidade adquirida, então liderança, influenciar os outros, é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas.

• Saber ouvir:

• Paradigma

São simplesmente padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Nossos paradigmas podem ser valiosose até salvar vidas quando usados adequadamente. Mas podem se tornar perigosos se os tornamos como verdades absolutas, sem aceitarmos qualquer possibilidade de mudança, e deixarmos que eles filtrem as novas informações e as mudanças que acontecem no correr da vida.

VELHO PARADIGMA Invencibilidade dos EUA Administração centralizada Japão = produtos de má qualidade Gerenciamento Eu penso Apego...
tracking img