Tempos modernos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Socio-antropológica do filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin

1) Qual a crítica de Chaplin em relação à modernidade e ao processo de industrialização?
O filme faz uma crítica aocapitalismo e ao modelo industrial mostrando a condição do operário na grande indústria durante a depressão dos anos 30 nos Estados Unidos. Além disso, Chaplin faz uma crítica às transformações sociais eculturais resultantes da revolução industrial.
A cena em que Carlitos (personagem de Chaplin) é sugado para dentro das engrenagens da fábrica não apenas mostra os riscos que os operários corriamdurante sua jornada de trabalho. Faz também uma advertência, de que o homem estava se tornando parte do sistema capitalista, sendo sugado para dentro dele, de uma forma desumana e robótica, como se fosseapenas mais uma de suas engrenagens.
Nesse mesmo contexto, Chaplin faz críticas ao controle do tempo e o ritmo de trabalho dos operários dentro das fábricas. O homem se tornava escravo do relógio.Para maximizar a produção, os operários tinham tempo exato para o trabalho e para as pausas, que eram reduzidas cada vez mais. Numa das cenas do filme, o dono da fábrica tenta eliminar as pausas porcompleto, trazendo uma máquina revolucionária que permitia que os operários comessem enquanto trabalhavam. Em somatória ao tempo excessivo de trabalho havia o problema dos processos repetitivos dafabricação. Cada operário desempenhava uma única função e sempre do mesmo modo, o aliena o processo de trabalho.

2) Pela visão de Chaplin, podemos afirmar que a idéia de progresso advinda do séc. XIXgarantiu desenvolvimento social? Justifique.
Não. Houve sim um intenso processo de desigualdade social. O personagem de Chaplin, após sair da clínica de reabilitação, encontra uma situação de totaldesemprego e fome, decorrente da grande depressão que se seguiu após a quebra da bolsa em 1929. Mesmo assim, algumas famílias desfrutam do ideal burguês, com o homem provedor, que trabalha fora para...
tracking img