Tempos modernos - charlin chaplim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme nos mostra uma realidade que se aplica nos dias de hoje, embora tenha sido feito já alguns anos.

Traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora e aosempresários (donos dos meios de produção) que “exploravam” essa mão-de-obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas.
Cargas horárias extensas,compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subumanas em que se encontravam.
Mostra também a luta por melhores salários (que eram baixos), por melhores condições de trabalho(máquinas de manuseio perigoso etc.) e por uma carga horária menor, sempre foram uma constante, desde os tempos da Revolução Industrial.

Mas o corpo da crítica de Chaplin no filme é com relação a essaexploração, que, nas idéias socialistas, se traduziria, por exemplo, num caso em que um operário trabalha muito para fabricar um automóvel ou eletrodoméstico, mas com o dinheiro que ele, com o suor doseu rosto, ganha no mês, nem poderá comprar o mesmo. Assim, vê-se que a crítica ao modo capitalista nesse fato de justifica.

O mesmo ocorre hoje, sem grandes diferenças. De acordo com o conceitode capacidade tecnológica, podemos perceber o quanto se busca inovações para que os trabalhadores produzam mais sem menor perda de tempo.

No filme essa crítica de materializa com o aparecimento deuma máquina que fosse usada pelos operários para suas refeições. Com aquela espécie de inovação, que mais deu problemas do que soluções, pode-se perceber a preocupação dos empresários dessas empresase fábricas em diminuir o tempo do almoço e utilizar o tempo economizado para que os trabalhadores imediatamente voltassem ao trabalho, com a responsabilidade de aumentarem a produtividade. Naqueleperíodo, tinha-se a preocupação, por parte dos proprietários, de sempre buscarem inovações.

Seria, nesse momento, uma gota d’água para que o homem fosse substituído por máquinas. Máquinas essas...
tracking img