Tempos modernos -charles chaplin questoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula6

1)A quem e/ou quem é feita a crítica a partir da cena do operário(representado por Chaplin)no meio da (Grande)engrenagem?

A crítica é feita ao modo de produção capitalista vigente naépoca. Da forma como este sistema, aliado ao método de produção taylorista,desumaniza o trabalho dos operários.

Na cena, o forte homem que comanda as máquinas aumenta o velocidade do processo deprodução. Representando que os trabalhadores não ditam mais o seu ritmo de trabalho mas sim o “forte” capital.


2)Aponte outras cenas em que a crítica é feita e a quem ou a quê ela é endereçada?

Cena damáquina alimentadora: Nesta cena vemos uma crítica a obcessão quase doentia dos tayloristas\fordistas em otimizar o tempo de trabalho.Na cena buscam eliminar até o natural hábito do descanso para aalimentação visando maior produtividade.

Cena do operário surtado:Representa uma crítica ao método desumano do sistema de produção em série em que o funcionário é visto como uma máquina que deverealizar seu trabalho da forma mais rápida possível independente do que isto lhe custar.

Na cena o trabalhador fica tão obcecado com sua função de apertar porcas,pois não teve oportunidade dedescansar o suficiente(até sua ida ao banheiro foi controlada), que começa a exercer sua função em tudo que se assemelhe às porcas.









3)Quais situações ilustram um controle mais rígido dotrabalho por parte do ‘’capital’’?

Uma situação muito marcante é quando o chefe ordena que as máquinas tenham sua potência aumentada,ilustra perfeitamente como o trabalho não é mais determinado pelotrabalhador e sim pelo capital.













4)A que momento histórico da organização da produção e do trabalho o filme se remete? Quais as principais características dessa organização?O filme remete ao sistema de produção taylorista.

As características marcantes do taylorismo são:

-Expropriação das técnicas de produção pelo capital, que antes pertencia ao trabalhador....
tracking img