Templos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMPLO ECUMÊNICO

A palavra ecumênico tem sua origem no vocábulo grego oikoumene. Este, por sua vez, é derivado da palavra oikos, que significa casa, lugar onde se vive, espaço onde se desenvolve a vida doméstica, onde as pessoas têm um mínimo de bem-estar. No Novo Testamento, esta palavra é usada em várias ocasiões (ver Mateus 24.14; Lucas 2.1; 4.5; 21.26; Atos 11.28; Romanos 10.18; Hebreus1.6; 2.5; e Apocalipse 12.9), para se referir ao "mundo inteiro", a "toda a terra", e também ao "mundo vindouro".
Quando se fala hoje que algo é ecumênico, seu significado quer abranger a toda espécie humana, em sentido universal. Esta universalidade engloba pelo menos as seguintes dimensões:
- geográfica (se estende a todos os lugares e recantos da terra);
- cultural (envolve os povos dediversas culturas ou modos de viver);
- política (considera todos os povos, independentemente do sistema político em que vivam);
- gênero (supera as discriminações de gênero ou identidade sexual);
- social (supera as discriminações sociais e de classe);
- racial (supera as discriminações raciais ou as decorrentes da cor da pele).

Em seu significado especificamente religioso, o termoecumênico veio a representar a unidade da igreja de Cristo que vai além das diferenças geográficas, culturais e políticas entre as diversas igrejas.
CONCEITO DE TEMPLO
Conforme o Dicionário Aurélio (1986): TEMPLO (do latim: Templum) Edifício
público destinado ao culto religioso e no sentido figurativo, significa lugar de respeito, lugar do sagrado; É também um local sagrado onde se celebraminstruções e cerimônias. Em latim, a palavra Templum equivale à hebraica Beth Elohim, cujo significado era: morada da Deidade; como estava relacionado à adoração à Deidade, seu literal significado era: a Casa do Senhor.

Aspectos Contextuais.

FÉ BAHÁ´Í

É uma religião mundial, independente, com suas próprias leis e escrituras sagradas, surgida na antiga Pérsia, atual Irã em 1844. A Fé Bahá’ífoi fundada por Bahá’u’lláh, título de Mirzá Husayn Ali (1817-1892) e não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio.
ONDE ESTAMOS

A Comunidade Bahá’í com aproximadamente 7 milhões de adeptos, é a segunda religião mais difundida no mundo, superada apenas pelo Cristianismo, conforme afirma a Enciclopédia Britânica. Os bahá’ís residem em 178 países do mundo, em praticamente todos osterritórios e ilhas do globo. 
..E NO BRASIL

A Comunidade Bahá’í está estabelecida no Brasil desde fevereiro de 1921, com a vinda da Sra. Leonora Holsapple Armstrong. A Sra. Armstrong faleceu na Bahia, em 1980 e desde aquele ano, Assembléias Legislativas Estaduais e Câmaras Municipais de Vereadores de diversas capitais e cidades brasileiras a têm homenageado concedendo seu nome a praças e logradourospúblicos, dentre estas, citamos Manaus, Vitória, Natal, Rolândia, Londrina, Juiz de Fora. Hoje os bahá’ís formam um contingente de aproximadamente 57.000 pessoas, das mais diversas classes sociais, culturais e econômicas, residentes em aproximadamente 1.215 cidades e municípios brasileiros, em todas as regiões.
A Comunidade Bahá’í é reconhecida no Brasil por estabelecer projetos de desenvolvimentoeconômico e social em diversas regiões do país.
O QUE ENSINA A FÉ BAHÁ´Í

A Unidade da Humanidade: "... hoje todos os horizontes do mundo estão iluminados com a luz da unidade... fomos criados para levar avante uma civilização em constante evolução..."

A livre e independente busca da verdade: "A luz é boa, não importa em que lâmpada brilhe... uma flor é bela, não importa em que jardimfloresça..."

A eliminação de todas as formas de preconceitos e discriminação: "...somos as folhas e os ramos de uma mesma árvore... as gotas de um único mar..." 

A igualdade de direitos e oportunidades para o homem e a mulher: "A humanidade assemelha-se a um pássaro, uma asa é o homem e a outra, a mulher. O pássaro não pode alçar vôo sem o equilíbrio dessas duas asas..."

A harmonia essencial...
tracking img