Tema: programas de qualidade vida implantados pelas empresas campeãs do psqt-2008 no estado ceará.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: PROGRAMAS DE QUALIDADE VIDA IMPLANTADOS PELAS EMPRESAS CAMPEÃS DO PSQT-2008 NO ESTADO CEARÁ.

JUSTIFICATIVA

Atualmente, vivemos em um novo ambiente, aonde a busca e elevação do conhecimento são constantes, porém os ambientes corporativos precisam estar em constante transformação, visando possibilitar uma melhor aplicação e multiplicação de tais conhecimentos.
Este estudo procuraanalisar e compreender aspectos essenciais de QVT por meio de analises e abordagens atuais, focalizando o cenário empresarial cearense, que vem passando por significativas mudanças culturais e sociais. Apresenta também a evolução desse assunto através da nova abordagem da ABQV- Associação Brasileira de Qualidade de Vida.
Cabe ressaltar a relevância que esse tema vem ganhando no meio social ecorporativo com o passar dos anos, e certamente continuará ganhando, pois cresce a conscientização de as pessoas são realmente o diferencial competitivo dentro das organizações e por essa razão merecem uma atenção especial (Limongi-França 2008, Kanaane 1994, Torres 1996, et al).

PROBLEMÁTICA

Demonstrar e comparar os principais programas de QVT implantados por três empresas de micro, pequeno emédio portes localizadas no estado do Ceará. Sendo essas empresas as campeãs do prêmio SESI QT, ano 2008.
Objetivos Específicos:
* Identificar quais os principais motivos que levam uma empresa a implantar um programa de QTV;
* Listar os principais fatores que dificultam a implantação do QVT;
* Relatar quais são as predominâncias em relação às atividades implantadas de QVT dentro dasorganizações cearenses: biológicas, psicológicas, sociais ou organizacionais.

REFERENCIAL TEÓRICO:

BREVE ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE QVT

Pode-se considerar a Experiência de Hawthorne (1927), no período das Relações Humanas, um episódio de muita importância para que se instalasse uma nova maneira de analisar e avaliar o homem organizacional e seu comportamento. Por intermédio dessa experiênciaconstatou-se que o estado psicológico do indivíduo sobressaísse a seu estado físico. Fato que não foi considerado no período da Administração Científica, e que possibilitou novos estudos e abordagens voltadas para o homem organizacional.
O tema Qualidade de Vida no Trabalho vem sendo discutido nos campos empresariais e científicos a partir de 1950. Alguns países o tema ganhou uma nomenclaturadiferente, como por exemplo, na Franca, denomina-se condições de trabalho, mas sua essência é a mesma.

A QVT DOS DIAS ATUAIS

Em acordo com França (2008), o tema Qualidade de Vida no Trabalho surge como conseqüência das transformações ocorridas no cenário global. Essas mudanças abrangem vários fatores, dentre eles pode-se destacar os políticos, econômicos, sociais, os avanços tecnológicos, abusca constante por novos conhecimentos e o aumento na longetividade das pessoas.
É importante mencionar que apesar do tempo de sua existência, o tema Qualidade de Vida no Trabalho ainda gera algumas confusões no momento de se definir seu conceito, imagina-se que esse fato contribua para dificultar o planejamento e implementação de projetos voltados para essa área dentro das organizações, vistoque uma vez implantadas as ações de QVT, estas precisam realmente atender os propósitos ou necessidades que as geraram, para que não ocorra um desvio de finalidade e consequentemente um desvio dos resultados esperados pelo programa.
França (2008, pg. 42) conceitua que Qualidade de Vida é:
A busca contínua da melhoria dos processos de trabalho, os quais precisam ser construídos não só paraincorporar as novas tecnologias como para aproveitar o potencial humano, individual e em equipe. No contexto empresarial ela se insere na qualidade organizacional, no repensar contínuo da empresas.

Seguindo a linha de raciocino da autora, identificamos que a Qualidade de Vida nos dias atuais, ganha uma maior abrangência e complexidade. Nesse cenário as organizações passam a desempenhar um papel...
tracking img