Tema 6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema 6: Temos de aprender a viver em oligopolio

O mercado dos combustíveis em Portugal funciona como um oligopólio e é uma realidade à qual temos de nos habituar. Temos três ‘players’ (Galp, a Repsol e a BP) que, além da distribuição, controlam a empresa CLC que gere o único oleoduto que existe no País. O lado bom do oligopólio é que cria condições para termos empresas nacionais mais fortes,e com músculo para se expandirem lá fora, como é o caso da Galp que continua a sua excursão por Espanha. O reverso da medalha é que nos oligopólios, por definição, as quantidades produzidas são menores e os preços maiores do que nos mercados concorrenciais. E são os preços altos que, em tempos de crise, nos têm levado a ter um discurso mais inflamado, o que levou mesmo Manuel Pinho a exigir umaintervenção da Autoridade da Concorrência. Eis que chega o relatório definitivo para dizer aquilo de que Abel Mateus suspeitava e de que Manuel Sebastião desconfiava: não existe concertação. É então altura de fechar o ‘dossier' das suspeições e abrir o da maior concorrência. Temos de criar condições para o regresso de empresas como a Shell, a Esso e a Agip, que se puseram em debandada. E para talajudava a separação dos negócios de distribuição face ao transporte e armazenagem. Não é preciso inventar nada. Basta fazer aquilo que já se faz na electricidade, no gás e nas telecomunicações. Até lá, temos de nos habituar a viver em oligopólio.

Introdução

Escolhi este tema, pois foi o que me pareceu mais interessante de abordar, sendo que fala de um tipo de mercado complexo o oligopolio. Nocaso concreto é o mercado nacional de combustiveis que é um mercado muito relevante em qualquer economia, mas na nossa assume um papel ainda mais pertinente já que não somos um país com petroleo e por isso temos de importa-lo. A noticia aborda o facto do mercado nacional de combustiveis ser um mercado de oligopolio e que vamos ter de nos habituar a essa realidade. Através de pesquisa e análiseeste trabalho pretende dar resposta aos aspectos negativos dos tipos de oligopolio existentes e que estão a ser utilizados neste caso concreto.

Analise teorica

Oligopolio
“Um Oligopólio corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, caracterizada pelo facto do mercado ser dominado por um número reduzido de empresas produtoras pelo que, uma única empresa tem algum poderpara sozinha influenciar o preço do bem. Num oligopólio, os bens produzidos podem ser homogéneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efectua mais ao nível de factores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço. Uma característica importante dos oligopólios é o facto de estarem em sectores com fortesbarreiras à entrada, sejam elas os elevados custos de entrada, a existência de uma escala mínima de eficiência muito elevada, a existência de fortes economias de experiência, as limitações legais, ou outras. Os oligopólios são muito comuns, sendo muito frequente encontrá-los em alguns sectores da indústria, transportes e comunicações, nos quais as barreiras à entrada são elevados. Uma tendência deevolução dos oligopólios é para os oligopólios de conluio (ou cartel), nos quais os oligopolistas se organizam entre si e em conjunto tomam decisões sobre a oferta e os preços. Em situações de cartel, os preços e quantidades transaccionadas no mercado tendem a aproximar-se dos preços e quantidades que ocorreriam numa situação de monopólio. Geralmente, este tipo de práticas é ilegal pelas leis anti-trustdevido aos efeitos nefastos que origina na economia e aos prejuízos que acarreta para os consumidores.”

Tipos de oligopolio
Por Produto:
* Produto indiferenciado ou Oligopólio puro (com preço idêntico);
* Produtos diferenciados.
Por Estratégia:
* Cooperativo: quando as empresas acordam, explícita ou implicitamente, entre si uma determinada posição comum quanto a preços,...
tracking img