Telômetros e envelhecimento celular

635 palavras 3 páginas
Telômeros e envelhecimento celular (relacionado aos telômeros)

Os telômeros são estruturas constituídas por uma sequência repetida de nucleotídeos (TTAGGG; T=timina, A=adenina, G=guanina) e por proteínas, localizados em cada uma das extremidades de um cromossomo. A presença dos telômeros impede que a extremidade de um cromossomo entre em fusão com outro cromossomo, sendo fundamentais para a manutenção da integridade cromossômica.
Os radicais livres atuam no processo de envelhecimento, por causarem danos constantes em células e tecidos, devido à sua ação acumulativa. Quando há desequilíbrio entre os agentes oxidantes e pró-oxidantes, ocorre um acúmulo de radicais livres, que gera um quadro de estresse oxidativo que é responsável por causar a morte celular. O envelhecimento é um processo considerado irreversível, havendo uma grande probabilidade de morte seja não só de uma célula, como do tecido, do órgão ou até mesmo do organismo.
A teoria genética determina que todo o processo de envelhecimento, quer seja de células, bem como tecidos, órgão e de todo o individuo são programados/determinados por genes desde o nascimento até o final da vida. Os genes atuam de forma direta regulando o tempo de vida através ação direta sobre a produção enzimática, o que acaba afetando todo o metabolismo celular regulando assim, a longevidade do organismo.
Uma das mais conhecidas formulações para essa teoria foi proposta por Leonard Hayflick, em 1977. O chamado limite de Hayflick, afirma que as células possuem uma capacidade de se dividir e se multiplicar limitadas e que essa limitação é geneticamente programada. Estudos mostram que o número de divisões celulares está diretamente relacionado com a perda das extremidades do cromossomo. As células humanas possuem cromossomos lineares. Entretanto, durante o processo de replicação existem dificuldades na duplicação das extremidades. Deste modo, ao longo de muitos ciclos de replicação as extremidades são encurtadas ocasionando a perda

Relacionados

  • trabalho 3 idade
    2480 palavras | 10 páginas
  • Genetica
    3219 palavras | 13 páginas
  • Ética do início da vida. engenharia genética. reprodução humana assistida. clonagem.
    8143 palavras | 33 páginas
  • Avaliação da marcha em idosos
    4954 palavras | 20 páginas