Telma weisz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A autora faz uma série de reflexões sobre o processo de aprendizagem das crianças, discorrendo sobre seu trabalho como alfabetizadora na escola pública para extrair exemplos e apresentar soluções.
Na sua visão é possível criar um novo tipo de educador capaz de mudar o rumo de suas ações, interpretar as respostas dadas pelos alunos e se corrigir.
Um livro destinado aos interessados exatamentenisto: no diálogo entre o ensino e a aprendizagem.
O que sabe uma criança que parece não saber nada? Que conhecimentos sobre a aprendizagem ajudam o professor a planejar o ensino?
É possível que o professor ensine uma coisa e o aluno aprenda outra? Como fazer o conhecimento do aluno avançar? Quando corrigir e quando não corrigir? Como fazer bons usos da avaliação?
Essas são algumas dasprincipais questões a que o livro procura responder. Além disso, o último capítulo é uma defesa do desenvolvimento profissional permanente dos professores como condição para uma educação escolar de qualidade.
O livro conta com vários depoimentos de educadores que relatam suas experiências de ensino – e de aprendizagem –, o que constitui uma bela ilustração dos conteúdos tratados nos diferentescapítulos.
Embora não seja um texto destinado exclusivamente aos alfabetizadores, há inúmeros exemplos de atividades de leitura e escrita na fase inicial da escolaridade que justificam a sua indicação nesta categoria.
Em O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem, Telma Weisz diz que muitos alunos não demonstram estar à vontade na escola, sendo por vezes indicados como portadores de dificuldades deaprendizagem.
Mas muitos problemas apontados por professores como sendo de "aprendizagem" são, na verdade, "problemas de ensinagem" ou falta de conhecimento científico que gera uma postura "adultocêntrico", em que se concebe a aprendizagem a partir da própria concepção do adulto que já domina o conteúdo.
Com isso não se enfoca apenas o trabalho do professor, pois sabemos que a família tem um papelimportante neste processo, como instrumento de ajuda ou como empecilho para o desenvolvimento educacional.
A SEGUIR ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O TEMA:

O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem

Telma Weisz

Weisz cursou o Normal no Insti­tuto de Educação, no Rio de Janei­ro, possivelmente influenciada pela professora de seu curso primário de quem gostava muito. Ao longo do curso, estandoenvolvida com outros interesses (artes plásticas) quis sair, mas seus pais a convenceram a con­tinuar. Fez, então, o Instituto de Be­las Artes (atual escola de Artes Visu­ais do Parque Lage).
Em 1962, quando cursava o seu último ano do Curso Normal, cons­tatou que a repetência fabricada pe­las escolas tinha ultrapassado os li­mites, pelo fato de não haver, em consequência, vagas para alunos novosna 1a. série. O governador, então, tomou três providencias: apro­vou as crianças por decreto - tendo ido todo mundo para a 2a. série, sa­bendo ou não ler; montou escolas de madeira, com telhado de zinco, e convocou todas as normalistas do úl­timo ano do curso para dar aulas.
A partir daí, ela foi dar aula, para um grupo de crianças que tinham entre 11 e 12 anos e, que depois de terem repetidovárias vezes a 1a. sé­rie, tinham passado para a 2a. em função do decreto do governador.
Eram 45 alunos, sendo que apenas 3 não eram negros. Não eram todos analfabetos, porém não se podia considerá-los alfabetizados.
Apesar de empregar as técnicas de ensino, sentia-se como preenchen­do o tempo de aula. Não conseguia avaliar os resultados do trabalho, nem o que deveria esperar das propostas quecolocava em prática, sentindo-se confusa e impotente. Situações da sala revelavam o abismo existente entre o desempenho de seus alunos na escola e o que a vida fora da es­cola exigia deles.
Nesse sentido, tinha a sensação de que a escola parecia uma arma­dilha montada para que esses meninos não pudessem se sair bem, e também, a convicção de que esse tipo de situação tinha um papel político muito...
tracking img