Telhado ecolologico

678 palavras 3 páginas
Telhado ecológico(ou verde) é uma técnica de arquitetura que consiste na aplicação e uso de solo ou substrato e vegetação sobre uma camada impermeável, geralmente instalada na cobertura de residências, fábricas, escritórios e outras edificações.
Camadas do telhado:
1. Vegetação. Para escolha do tipo de vegetação são considerados alguns fatores como: clima, tipo de solo, estrutura suporte, tipo de manutenção (se haverá ou não irrigação). Os tipos mais indicados são as plantas nativas, ou até mesmo aquelas que não exigem muita irrigação ou manutenção.
2. Solo, substrato orgânico ou terra vegetal (suporte sólido, inerte ou não, diferente do solo ou da terra natural). Não é recomendável a utilização de solos argilosos, pois estes impedem que haja uma boa drenagem. Uma boa composição pode ser obtida com uma mistura de terra vegetal (4 partes), aditivo mineral (1 parte de areia fina lavada) e aditivo orgânico (1 parte de húmus). A espessura depende do tipo de vegetação a ser utilizada. Quanto maior o tamanho das plantas a serem cultivadas, maior a profundidade da camada de solo.
3. Camada filtrante. Normalmente utiliza-se uma manta geotêxtil de aproximadamente
150g/m², cuja função é evitar que a água, das chuvas ou regas, arraste as partículas de solo. De acordo com Morgado (1995) e indicações do fabricante, a manta ideal é a de 200g/m², que deve ser instalada sobre a camada drenante e ao longo de todo o perímetro do rodapé com largura mínima de 20 cm.
4. Camada drenante. Fundamental para o sistema e pode ser constituída por brita, argila expandida ou seixo rolado, em camadas de 7 a 10 cm de espessura, para dar vazão ao excesso de água do solo. A espessura varia em função da espessura da camada de solo. Os elementos XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos 12 manufaturados a base de poliestireno são os mais utilizados na Europa, pois funcionam também como isolante térmico. Um elemento com 14 cm de espessura apresenta resistência térmica de 1,6m²°C/W, que

Relacionados