Telemovel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As novas tecnologias

O aparecimento do telemóvel deu-se precisamente no dia 3 de Abril de 1973, pela mão de Martin Cooper, aquele que é considerado o pai do telemóvel, foi ele que fez a primeira chamada publica de um telemóvel. Esse acontecimento histórico ocorreu em Nova Iorque, na esquina da rua 56ª com a avenida Lexigton, perante a estupefacção das pessoas nada habituados a ver alguéma passear de telefone na mão na rua. O equipamento utilizado por Cooper, foi a Motorola Dyna TAC 8000X, o antepassado dos actuais telemóveis. As suas dimensões eram monstruosas em comparação com as dos telemóveis actuais, o seu peso era superior a um quilo, media cerca de 25 cm de altura, por 3,8 cm de largura e 7,6 cm de espessura.
O primeiro telemóvel comercializado no mundo, chegou aomercado em 1984. Era um telemóvel analógico de primeira geração (1G) e vinha equipado só com AMPS do inglês (Advanced Mobile Phone System) que permitia unicamente fazer e receber chamadas, mas de fraca qualidade com muitas interferências
Entretanto passados alguns anos, surge segunda geração de telemóveis (2G), equipados com o sistema GSM (Global System for Mobile), que é um sistema decomunicações digitais celulares e o mais utilizado mundialmente. Este sistema permite realizar 8 chamadas em simultâneo na mesma frequência de rádio. O que passou a desempenhar um papel muito importante, permitindo a melhoria das comunicações móveis e começando a haver mais qualidade nas comunicações.
Em relação às funcionalidades estes vinham com roaming internacional (possibilidade de a partirde um telemóvel realizar e receber chamadas num país estrangeiro) e também os SMS (pequenas mensagens de texto).
Com o passar dos anos o 2,5G é a segunda geração e meia de padrões e a tecnologia dos telefones móveis. É considerada o degrau de transição entre as tecnologias 2G e 3G, embora o termo "2,5G" tenha sido definido pela comunicação social, e não oficialmente pela UniãoInternacional de Telecomunicações (UIT).
A 2,5G tem velocidades superiores à 2G e, através de tecnologias de pacotes, permite um acesso à internet mais flexível e eficiente.
O aparecimento da terceira geração de telemóveis (3G) surgiu na Europa em 2003 e o seu aparecimento fez com que surgissem inovações nunca antes imaginadas como: tirar fotos, filmar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas,mas não pára por aí… Nos últimos anos, principalmente no Japão e na Europa, tem ganhado recursos surpreendentes até então não disponíveis para aparelhos portáteis, como GPS, videoconferências e instalação de programas variados, que vão desde ler emails a usar remotamente um computador qualquer, quando devidamente configurado.´O telemóvel na sociedade actual, é para muitos um bem essencial, tal comoa comida, o vestuário. Em quase todas as famílias, todos os membros do agregado familiar possuem um ou mais telemóveis, inclusivé crianças com menos de dez anos. O telemóvel tornou-se um dos principais, se não o principal meio de comunicação, permitindo que as pessoas comuniquem em tempo real, de várias formas. Para os mais jovens e, por consequência com menos recursos existem as sms que estão amassificar-se na sociedade actual e, tornaram-se uma das principais formas de comunicação. No entanto, para aqueles que estão longe das suas famílias ou entes queridos, a vídeo chamada permite ver a pessoa com quem se está a estabelecer a ligação em tempo real. O telemóvel, tornou essa ligação acessível às massas, a proliferação das empresas de telecomunicações em todo o mundo, têm contribuídopara a criação de muitos postos de trabalho, no plano profissional permite-nos estar disponível e comunicável 24h por dia em qualquer sítio. Como em tudo na vida tudo tem o lado menos bom, e o telemóvel não foge à regra. Também tem as suas desvantagens tais como: ser interrompido, em diversas situações pelo seu toque, quebra as relações interpessoais e o diálogo entre as famílias, já que é mais...
tracking img