Telemoveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] Escola Secundaria de Mem Martins

Sociedade Tecnologia e Ciência
Unidade de Competências 5
Domínios de referência 1, 2, 3, 4
Tema: Equipamentos e sistemas técnicos

O TELEMÓVEL

O primeiro Telemóvel e o seu criador

O primeiro telemóvel aparece em 1973, quando a MOTOROLA lança as bases da primeira geração celular, ao anunciar oDynaTACTM Cellular Phone, com o peso de 1089g.
Entretanto, em 1975, é registada a patente do sistema de radiotelefone de Martin Cooper para a MOTOROLA.

O criador do primeiro telemóvel foi Martin Cooper, director do projecto na MOTOROLA

A primeira chamada feita a partir de um telefone móvel data de 1973.
Foi a 3 de Abril de 1973 que Martin Cooper causafuror nas ruas de Manhattan: muitos dos nova-iorquinos paravam, boquiabertos ao ver um tipo no meio da rua a falar ao telefone.
A chamada de Cooper foi a primeira chamada de telemóvel de que há registo, sendo também um momento que acabaria por mudar a vida a milhões de pessoas em todo o Mundo.

Identificar os principais componentes do telemóvel:
Exemplo: Nokia 5530 ExpressMusic

O telemóvel é constituído por antena (exterior ou incorporada para ter rede), bateria, que serve para alimentação, cartão SIM (cartão da rede operadora móvel), leds (emissão de luz em locais e instrumentos onde se torna mais conveniente a sua utilização no lugar de uma lâmpada), capas removíveis para uma boa apresentação, teclado vulgar e de acesso rápido, auricular (paraconversar e ouvir música), carregador, cartão de memória, ecrã de cristais líquidos (singulares ou duplos com altas definições) câmaras primárias e secundárias com lentes de alta progressão (equivalentes às máquinas digitais) e também placa de circuitos integrados (é onde está concentrado todo o dispositivo electrónico e toda a sua distribuição do restante aparelho). Incluem-se, também, os seguinteselementos: cabo de dados, auriculares, bluetooth (dispositivo incorporado nos telemóveis, que permite transferências entre aparelhos, sem qualquer custo para o utilizador), auriculares sem fios (vulgo auriculares bluetooth) e microfone.

Global Sistem for Mobile
Sistema Global de Comunicações Móveis

O Que é?
O Global System for Mobile Communications (Sistema Globalpara Comunicações Móveis), é uma tecnologia móvel e o padrão mais popular para telefones móveis do mundo.
Os telefones GSM são usados por mais de um bilião de pessoas em mais de 200 países.

A omnipresença do sistema GSM faz com que o roaming internacional seja muito comum através de "acordos de roaming" entre as operadoras de telemóveis.
O GSM diferencia-se muito deseus predecessores sendo que o sinal e os canais de voz são digitais, o que significa que o GSM é visto como um sistema de celular de 2ª (segunda) geração (2G). Isto significa que a comunicação de dados foi acoplada ao sistema logo no início. GSM é um padrão aberto desenvolvido pela 3GPP.

O GSM possui uma série de características que o distinguem dentro do universo das comunicaçõesmóveis.
Nascido nos anos 80 e fruto de uma cooperação sem precedentes dentro da Europa, o sistema partilha elementos comuns com outras tecnologias utilizadas em telemóveis, como a transmissão ser feita de forma digital e a utilizar células.
Do ponto de vista do consumidor, as vantagens - chave do GSM são os serviços novos com baixos custos.
Por exemplo, a troca de mensagens detexto foi originalmente desenvolvida para o GSM.
A vantagem para as operadoras tem sido o baixo custo de infra-estrutura causada por competição aberta.
A principal desvantagem é que o sistema GSM é baseado na rede TDMA, que é considerada menos avançada que a concorrente CDMA.
A performance dos telemóveis é muito similar, mas apesar disso o sistema GSM tem mantido a...
tracking img