Links trabalho atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=161
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=186
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=187
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=188
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=189
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=190http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=191
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=192
http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/viewFile/376/376

Isso resultaria em maior habilidade ou força do indivíduo.

Ele achava que em quase todas as pessoas encontramos alguma imperfeição orgânica, ficando com a impressão de que essas pessoasforam dolorosamente testadas no início de suas vidas, mas lutaram e superaram as dificuldades.

Inferioridade e Compensação
A idéia de Alfred Adler sobre a inferioridade orgânica apareceu pela primeira vez em 1907, e tentava explicar por que a doença afeta as pessoas de formas diferentes. Ele sugeriu que em cada indivíduo certos órgãos são mais fracos que outros de algum modo, e isso tornaria apessoa mais suscetível à doenças envolvendo tais órgãos mais frágeis.

Adler ampliou sua investigação sobre inferioridade orgânica para o estudo do sentimento psicológico de inferioridade. Ele criou o termo "complexo de inferioridade" e afirmava que todas as crianças são profundamente afetadas por um sentimento de inferioridade, conseqüência inevitável do tamanho da criança e de sua falta depoder.

Um forte sentimento de inferioridade, ou um complexo de inferioridade, impediria o crescimento e desenvolvimento positivos. Entretanto, sentimentos de inferioridade mais moderados podem motivar os indivíduos para realizações construtivas. Desde a mais tenra idade, a criança passa a perceber que existem outros seres humanos capazes de satisfazer completamente suas necessidades maisurgentes, melhor preparados para viver.

A criança aprende então a dar um valor excessivo ao tamanho, atributo que possibilita a pessoa abrir uma porta, ou à força, a qual habilita a transportar objetos pesados, ou ao direito de dar ordens e exigir obediência. Esses sentimentos despertam na criança um desejo de crescer, de ficar tão forte como os outros, ou mesmo mais forte ainda.

A Luta pelaSuperioridade
Adler ressaltava a grande importância da agressão e da luta pelo poder, e não equiparava agressão com a hostilidade. Ele se referia à agressão no sentido de um vendedor agressivo, isto é, a agressão como incentivo para a superação de obstáculos. Sustentava que as tendências agressivas humanas têm sido cruciais para a sobrevivência individual e das espécies e tal agressão pode semanifestar como vontade de poder. Salientava que mesmo a sexualidade é freqüentemente utilizada para satisfazer a ânsia de poder.

Encarava a agressão e a vontade de poder como manifestações de um motivo geral, um certo objetivo de superioridade ou perfeição, isto é, seria uma motivação para nos aperfeiçoar, para desenvolvermos nossas capacidades e potenciais. Para Adler, a luta pela perfeição é inata,faz parte da vida, é um impulso, um algo sem o qual a vida seria inimaginável.

Esse objetivo de superioridade poderia tomar uma direção tanto positiva quanto negativa. Quando ele inclui preocupações sociais e interesse pelo bem estar dos outros, desenvolve-se numa direção construtiva e saudável. Assume a forma de uma luta pelo crescimento, pelo desenvolvimento das capacidades e habilidades epela procura de um modo de vida superior.

Entretanto, algumas pessoas lutam pela superioridade pessoal. Elas tentam realizar um sentimento de superioridade dominando os outros, ao invés de se adequarem a eles. Para Adler, a luta pela superioridade pessoal seria uma perversão neurótica, resultado de um forte sentimento de inferioridade e uma falta de interesse social. Geralmente não consegue...
tracking img