Telemetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS
CAMPUS DE CIENCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Márcio
Tasso Renan

TELEMETRIA

PALMAS
TOCANTINS
2011-1

1- Introdução:

O sistema baseado em medição automática, conhecido como Automatic Meter Reading(AMR) tem sido dados amplamente estudados em vários paises. Nos últimos anos, os processos deabertura de mercados incentivaram os gerentes de concessionárias a encontrarem formas de redução de custos e melhoria do atendimento.
Alem disso, a escassez de recursos hídricos e energéticos tende a aumentar o custo deste bens. O desafio da sociedade e racionalizar o uso de energia , sobretudo nos horários de pico e evitar desperdícios de água causado por vazamentos e fraudes.O nome telemetria referia-se, há alguns anos, apenas á operação com telêmetros, instrumentos opiticos para medir a distancia entre o observador (telemtrista) e um ponto inacessível, equipamento este tambem chamado de distanciometro . Com o avanço tecnológico, o termo telemetria passou a ser empregado também como forma de medição a distancia. Telemetria[De Telê(Grego=longe, ao longe) +metron (do grego = que mede, medição)] S.f., é a técnica da obtenção, processamento e transmissão de dados a distancia.
Os sistema de telemetria aparecem em diversas aplicações onde existe algum tipo de medição a distancia. Especificamentes para a medição de insumos, os sistemas de telemetria são chamados de Sistema Automáticos de Leituras de medidores. Sistema AMR, ou sistemade leituras Automáticas de medidores. Sistemas AMR , ou Sistemas de Leitura Automática de Medidores são sistemas capazes de obter os valores de leitura dos medidores, transmiti-los e processá-los conforme as necessidades de uso da informação. Além disso, os sistemas AMR oferecem às concessionárias distribuidoras de água, gás e energia elétrica condições para aumentar a eficiência operacional,melhorar o atendimento ao cliente, reduzir os custos de leitura e, rapidamente prover informações às companhias para tomada de decisões.
Os sistemas AMR, inicialmente concebidos para a leitura de medidores de água, energia elétrica e gás, passaram a agregar outras informações ao usuário e à prestadora de serviço. Isto ocorreu devido à necessidade de redução dos custos de implantaçãodos sistemas AMR e, principalmente, devido à desregulamentação do setor de serviços públicos na Europa e na América do Norte na última
década. Essa abertura de mercado permitiu que setores como a distribuição de água ou energia elétrica contassem com mais de um fornecedor, forçando a concorrência e, conseqüentemente, a busca por melhores serviços.
Através da instalação de sistemas AMR, asconcessionárias de serviços públicos reduzem seus custos de leitura e manutenção, além de melhorar a qualidade do atendimento a seus clientes, oferecendo serviços diferenciados. O desenvolvimento de um programa para instalação de sistema AMR deve considerar aspectos técnicos e econômicos, incluindo os fatores intangíveis.

2 .REFERENCIAL TERIOCO

2.1 Conceitos e Dimensões da TecnologiaMais recentemente, o uso indiscriminado da palavra "tecnologia", em áreas do conhecimento relacionadas às ciências humanas e sociais, principalmente no setor de serviços e informática, tem diferenciado seu significado em comparação com a conceituação original, dificultando muitas vezes o entendimento do termo “tecnologia”.
O modismo, ou modernidade tem levado a usar a palavratecnologia em áreas que nada têm a ver com esse campo, como por exemplo “tecnologia educacional” ou “tecnologia organizacional”, como assinalamos anteriormente.( Silva,2002)
De acordo com autor, seria oportuno analisar e caracterizar o significado da palavra “tecnologia”, cujo conteúdo conceitual será desdobrado durante esse trabalho, permitindo reconsideração de muitos aspectos correlacionados...
tracking img