Solo nazare

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O município de Nazaré da Mata esta localizado no estado de Pernambuco a uma distância de 52 km da capital á margem esquerda do rio Tracunhaém. O clima é quente e úmido com temperatura máxima de 31° graus no verão e 18,5° no inverno obtendo índice pluviométrico de 857,2 milímetros anuais. O relevo apresenta superfície ondulada e fortemente ondulada, assim como, tabuleiros, chãs de Brejo e Várzeas.A vegetação desta unidade é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.
A grande maioria dos seus solos é pobre em húmus, componente orgânico, resultante da decomposição microbiana de resíduos de animais e plantas que trazem muitos benefícios, tais como: Melhora nas propriedades físicas do solo, promove a liberação de nutrientes lentamente, tornando aadubação mais eficaz e duradoura, retém a umidade do solo por mais tempo, dentre outras.
Os minerais mais comuns são o granito e quartzo, sendo que há também argila adequada à produção de cerâmica de tijolos e telhas, apresenta textura média e argilosa classificado em:
* Podzólico
* Brunizem não Calcário
* Latossolo.
* Solos aluviais

1) PODZÓLICO:
Podzólicos ou Argissolo sãosolos minerais ricos em ferro, não - hidromórficos, profundos, tendem a apresentar maior fertilidade natural e potencial do que os Latossolos são desenvolvidos basicamente a partir de produtos de intemperização da rocha arenito, formando então horizontes bem distintos, com características bem definidas como:
- Horizonte A: Esta na superfície e apresenta grande quantidade de matéria orgânica.
-Horizonte E: É o intermediário, acontece perda de argila, ferro e matéria orgânica sendo então constituído por quartzo com coloração clara.
- Horizonte Bt: Contém maior quantidade de argila sendo então chamado de horizonte B textural tornando o solo menos permeável, propenso a erosão hídrica. Esses solos geralmente são considerados solos com drenagem moderada até baixa. Pode - se apresentar nacor vermelha ate amarelado a partir da quantidade de teores de ferro que em muitos casos se apresentam a uma taxa inferior a 15%.
Os solos desta classe apresentam grande variação de características morfológicas e analíticas, mais em resumo possuem textura argilosa com variadas profundidades. Podem ser encontradas pedras em alguns desses solos e podem ser Eutróficos, Distróficos e Álicos.
- Solodistrófico = Em pedologia diz-se distrófico um tipo de solos em que a porcentagem de saturação por bases é inferior a 50%, sendo, portanto, bastante ácidos. São solos de fertilidade média ou baixa.
- Solo eutrófico =Tipo de solo que possui concentrações de nutrientes em níveis ótimos, ou quase ótimos, para o crescimento de plantas e animais.
- Solo álico = Quando o solo possui grande saturação dealuminio
Na Região do Cerrado, as classes mais comuns de Podzólicos são o Podzólico Vermelho-Amarelo (PV) e Podzólico Vermelho-Escuro (PE).Na cidade de Nazaré da Mata há uma predominância de Podzólico Vermelho Equivalente Eutrófico em uma área de 10.017 ha. Distingue-se pela coloração avermelhada mais escura e teor de óxidos de ferro mais elevado.
2) BRUNIZEM NÃO CALCÁRIO ou CHERNOSOLO:Geralmente esse solo ocorre em relevo suave, ondulado, é raso, ou seja, geralmente ultrapassa 1m de profundidade, e apresenta a mudança textural abrupta. O horizonte mais profundo é o de cor vermelho amarelado.
Quanto a sua potencialidade apresenta caráter eutrófico, a alta saturação no horizonte B favorece o armazenamento em profundidade. Outro aspecto refere-se à presença de minerais primáriosfacilmente intemperizaveis (reserva nutricional).
Um fator que limita a utilização desse solo é a quantidade de pedras no horizonte A, pois se for alta a mecanização agrícola é dificultada devido à mudança textural abrupta, a erodibilidade é elevada. Há também limitação quanto à água disponível no solo e esta limitação é maior se o solo ocorre em locais secos (Semi- árido). O Solo esta sujeito a...
tracking img