Tecnologo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
*MOD.2. TECNICAS DE ANALISE DE DADOS
O que é a Análise de dados?
A análise de dados é um conjunto de técnicas com o objetivo de identificar, conceituar e estruturar os dados de uma empresa, de uma parte da empresa ou de um sistema. Veja figura ao lado.
Para que serve a Análise de Dados?
A análise de dados nos ajuda a:
• Obter um melhor conhecimento do problema.
• Projetar adequadamente abase de dados.
• Organizar o compartilhamento dos dados e a integração dos sistemas.
• Unificar a visão que a empresa tem dos dados
Melhor conhecimento do problema
Um problema complexo, para ser compreendido em toda a sua integridade, precisa ser analisado a partir de diferentes pontos de vista.
A análise estruturada focaliza um sistema a partir das funções que o compõem.
A análise de dadosfornece uma visão alternativa para analisarmos um sistema.
Um sistema é como se fosse um objeto de múltiplas dimensões.
Dependendo do ponto de vista, alguns detalhes são destacados e outros ficam escondidos. As técnicas de especificação de sistemas focalizam o problema sob ângulos diferentes.
Nenhuma delas, isoladamente, fornece uma visão completa do sistema.
Um bom analista deve conhecer asduas técnicas e utilizá-las em conjunto para um melhor conhecimento do problema.
Projetar a base de dados
Os dados que um sistema processa são armazenados num conjunto de arquivos interrelacionados, ao qual damos o nome de base de dados.

Para projetar adequadamente esta base de dados é importante conhecer a estrutura e a natureza dos dados que deverão ser armazenados.
Compartilhamento de dadosTradicionalmente, cada um dos sistemas da empresa tem sua própria base de dados. Esta forma de organizar as bases de dados faz com que os mesmos dados sejam replicados em mais de um arquivo, de forma redundante.

Não existe nenhuma garantia de que esses dados redundantes apresentem os mesmos valores ou mesmo que sejam minimamente compatíveis em conceito e conteúdo.

A redundância dos dadosexige, ainda, processo redundante para captar, atualizar e processar estes dados. A integração e a troca de informações entre os sistemas se faz de forma complicada e, muitas vezes, insegura.
Técnicas de análise de dados
A análise de dados utiliza duas técnicas:
1ª. Normalização dos dados - uma técnica formal, rigorosa e simples, de fácil aplicação, que visa a simplificação dos arquivos, masnão ajuda muito na investigação do problema.
2ª. Modelagem entidade-relacionamento - uma técnica menos formal, mas extremamente útil para investigar as necessidades dos usuários em relação aos dados
*Mod.3 NORMALIZAÇÃO DE DADOS
Para que serve a normalização?
inconsistência, que é um erro de informação registrado no arquivo.
A) O proprietário solicitar o aumento do número de itens por pedido?B) Uma filial mudar de endereço?

C) Houver uma alteração na quantidade de um dos itens?

D) For necessário enviar uma correspondência a todos os clientes?

E) O espaço em disco for limitado e o volume de pedidos for muito grande?
A) O arquivo só está preparado para armazenar 15 itens por pedido. Se for necessário rever a quantidade de itens, tanto o arquivo quanto os programas deverãosofrer profundas modificações, o que pode requerer bastante tempo e esforço.

B) O endereço de cada filial está armazenado em cada um dos pedidos daquela filial. Uma mudança de endereço exige que todos os pedidos sejam verificados e muitos registros sejam alterados. Se o endereço, por algum motivo não for alterado em algum registro, teremos uma inconsistência, que é um erro de informaçãoregistrado no arquivo.

C) Se a quantidade de um item for alterada, o preço total do item, o valor total do pedido, o imposto a recolher e o restante a pagar deverão ser recalculados. Se isso não for feito, novamente teremos uma inconsistência.
D) O arquivo de pedidos poderá ser usado como base para o envio de correspondência a todos os clientes. Mas, neste caso, o mesmo cliente poderá receber...
tracking img