Tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Londrina
Educação Física – Licenciatura
Ginastica e Educação
Ana Maria Pereira
Ghisleine Eliza de Freitas

Resumo:
Tese IV – Ser Humano Práxico.

Ser humano Práxicoé aquele que faz movimentar a historia com sentido e com significado. O desafio da educação motora é ter como finalidade a educabilidade do ser humano Práxico. Para ensinar o educando a ser Práxicoé preciso que o educador também saiba ser Práxico. O exercício da praxidade depende da coragem e do compromisso em desenvolver projetos.
O ensino da educação motora orientado pela problematização ousoluções de problemas favorece e fomenta um processo que suscita a relação ação-reflexão-ação transformadora. Paulo Freire admite que a alternativa à educação bancária está na educaçãoproblematizadora, que não se resume à acumulação de conhecimentos, mas à conscientização do que nos exige a nossa situação social e politica.
A ação de problematizar deve decorrer da realidade na qual estainserido o sujeito Práxico, sendo que a busca da explicação e da solução dos problemas visa à transformação daquela realidade, transformação essa concretizada pela ação do próprio ser humano.
O processosugerido apresenta cinco fases: observação da realidade, pontos chaves, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade (pratica). Trabalhar com a concepção de ensino pela problematização éuma opção que pode caber somente ao educador ou a toda equipe pedagógica da escola. Defende-se essa concepção de ensino porque ela revela aproximações com a práxis transformadora preconizada pelaciência da motricidade humana.
Ser Práxico: tomada de decisão consciente e o exercício da cidadania. A aula de educação motora tem que ser um espaço onde se educam pessoas para a transcendência.Portanto, deve garantir o exercício da cidadania, este nos convida a pensar criticamente sobre nossos gestos motores e pensar sobre a nossa cultura de movimento historicamente construída e o exercício da...
tracking img