Tecnologias moveis da 2g e 3g

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
INTRODUÇÃO 4
Objectivos 5
Geral 5
Específico 5
Metodologias de Trabalho 6
TECNOLOGIA MÓVEL DA SEGUNDA GERAÇÃO (2G) 7
Breve Historial 7
Padrões usados na tecnologia 2G 7
TECNOLOGIA MÓVEL DA TERCEIRA GERAÇÃO (3G) 9
Breve Historial 9
Visão Geral 9
Características 10
Padrões 10
Evolução para 3G 10
Operadoras e redes UMTS 10
Padronização da rede 11
Vantagens de uma arquitecturade rede em camadas 11
Tecnologias móveis 11
DIFERENÇAS ENTRE TECNOLOGIA 2G E 3G 12
Implementação e uso das tecnologias móveis de 2G e 3G 13
CONCLUSÃO 14
Bibliografia 15












INTRODUÇÃO

Com o crescente aumento das tarefas e obrigações diárias, cada vez mais, torna-se indispensável ter acesso a informações rapidamente, independente do ambiente em que se encontre. Paratal, é imprescindível ter acesso a uma tecnologia móvel de boa qualidade,no presente trabalho vamos falar do breve historial sobre o funcionamento e evolução da 2G e 3G.

A 2G além de fornecer a transmissão de voz, passou a implantar a possibilidade da transmissão de dados, esta geração também surgiu com o intuito de padronizar as redes de comunicação móvel, aumento de segurança porautenticação e cifragem de chamadas, dentre outras.

A fim de estabelecer uma conexão entre a 2G e a actual geração de telefonia móvel 3G, surgiu a 2.5G, segunda e meia geração. Tal denominação diz respeito a mídia e não oficialmente pela ITU (Internation Telecommunication Union). Esta sub-geração empregou uma maior taxa de transmissão de dados.

Segunda geração (2G) e terceira geração (3G) são nomesusados para agrupar e identificar diferentes tecnologias de transmissão para telefones móveis. Cada grupo possui algumas tecnologias que são oferecidas, geralmente em conjunto, aos usuários.




























Objectivos




Geral

• Falar da importância do uso das tecnologias moveis da 2G e 3G.










Específico

• Fazer um estudocomparativo da evolução das tecnologias moveis da 2G e 3G.






























Metodologias de Trabalho

Para a realização do presente trabalho de investigação sobre tecnologias móveis da segunda e terceira gerações na:
- Consulta bibliográfica, pesquisas na internet e uso da metodologia descritiva de modo a permitir a descrição da tecnologia assim comode aspectos relevantes para a sua realização.
- Definição dos conceitos relacionados com as várias tecnologias móveis.









































TECNOLOGIA MÓVEL DA SEGUNDA GERAÇÃO (2G)


Breve Historial

2G é uma abreviatura da tecnologia móvel da segunda geração. Esta tecnologia foi comercialmente lançada com o padrão GSM(Global System for Mobile Communications) na Finlândia por Radiolinja (agora parte de Elisa Oyj) em 1991. As redes 2G usam codificação digital da voz e são baseadas na comutação de circuitos, permitindo lidar apenas com circuitos de dados como o e-mail, estando sempre dependente da disponibilidade dos circuitos.
O seu desenvolvimento deriva da necessidade de poder ter um maior número de ligaçõessimultâneas praticamente nos mesmos espectros de radiofrequência assignados à telefonia móvel. Foram então introduzidos protocolos de telefonia digital que além de permitir mais conexões simultâneas com a mesma largura de banda, permitiam integrar outros serviços, que anteriormente eram independentes, no mesmo sinal, como o envio de mensagens de texto (SMS) e capacidade para transmissão de dadosentre dispositivos de fax e modem.
Apesar do surgimento de tecnologias 2.5G, 2.75G e 3G as redes 2G continuam em uso em muitas partes do mundo.

Padrões usados na tecnologia 2G

Os padrões pertencentes à segunda geração de celulares (da qual faz parte também o 2,5G) são os mais utilizados actualmente em praticamente todo o mundo. Pertencem a este grupo os sistemas TDMA, CDMA e GSM.
•...
tracking img