tecnologia 3g

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES


Disciplina: Introdução à informática



Tema:
Tecnologia 3G



Nome e Número:
Edilson Roberto José Domingos – 12
Turma:1º ano Licenciatura em Gestão & Finanças-G11

Docentes: Arlindo Nhabomba





Introdução
No âmbito do estudo da disciplina de introdução à informática foi me requerida a execução de um trabalho osaspectos gerais referentes à Tecnologia 3G. Importa referir que a tecnologia 3G pode ser descrita como aplicação inserida em telefonia móvel, e acesso à Internet móvel, acesso a ligação com a Internet sem o uso de fios.

Desenvolvimento
Conceito
3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel, que substituiu o 2G. É baseado na família de normas da União Internacional deTelecomunicações (UIT) permitindo às operadoras oferecerem a seus usuários ou clientes uma diversidade mais ampla dos mais avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior por causa de uma melhora na eficiência espectral. Entre os serviços, há a telefonia por voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel. Normalmente, são fornecidos serviços com taxas de 5 a 10Megabits por segundo. A tecnologia 3G tem um projecto muito “ganancioso”, no sentido da palavra, onde estudiosos afirmam que a conexão de rede e transferência de dados terá um avanço bastante a acelerado nos próximos anos. Ao contrário das redes definidas pelo padrão IEEE 802.11, as redes 3G permitem telefonia móvel de longo alcance e evoluíram para incorporar redes de acesso à Internet em altavelocidade e Vídeo-telefonia. As redes IEEE 802.11 (mais conhecidas como Wi-Fi ou WLAN) são de curto alcance e ampla largura de banda e foram originalmente desenvolvidas para redes de dados, além de não possuírem muita preocupação quanto ao consumo de energia, aspecto fundamental para aparelhos que possuem pouca autonomia energética.
História
A tecnologia 3G é o resultado de uma pesquisainovadora e trabalho de desenvolvimento realizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), no início de 1980. Especificações e normas 3G foram desenvolvidas após 15 anos de persistência e trabalho duro. As especificações técnicas foram disponibilizadas ao público sob o nome de IMT-2000. O espectro de comunicação entre 400 MHz a 3 GHz foi alocado para 3G. As empresas tanto como o governo como acomunicação aprovaram por unanimidade o padrão 3G. A primeira rede 3G pré-comercial foi lançada pela NTT DoCoMo no Japão em 1998, marcado como FOMA. Foi a primeira disponível em Maio 2001 como um pré-lançamento (teste) da tecnologia W-CDMA. O primeiro lançamento comercial da 3G também foi pela NTT DoCoMo no Japão em 1 º de Outubro de 2001, apesar de ter sido inicialmente um pouco limitado a maiordisponibilidade do sistema foi adiada por preocupações aparentes sobre sua fiabilidade.
Características
A característica mais importante e relevante da tecnologia móvel 3G é facto desta poder suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo incremental menor que na 2G. Esta tecnologia utiliza o espectro deradiofrequência em bandas identificadas, fornecidas pela ITU-T para a Terceira Geração de serviços móveis IMT-2000, e depois licenciadas para as operadoras. Permite a transmissão de 384 kbits/s para sistemas móveis e 1 megabits/s para sistemas estacionários.
Aplicações da Tecnologia 3G
As informações de banda larga e local disponível para dispositivos que usam as tecnologias 3G dão origem a aplicaçõesnão disponíveis anteriormente para usuários de telefones móveis. Algumas das aplicações são:
Televisões Móveis;
Vídeo Sob demanda;
Vídeo-conferência;
Sistema de Posicionamento global (GPS);
Tele-medicina;
Expansão das redes 3G
3G foi relativamente lento a ser adoptado globalmente. Em alguns casos foi porque as redes 3G não usavam as mesmas frequências de rádio que as 2G para que os...
tracking img