tecnologias em materias instumentais

2311 palavras 10 páginas
Trabalho

De

Tecnologia dos Materiais Instrumentaçao e Controle

Julho-2014

Julho-2014
1. INTRODUÇÃO
Desde a Revolução Industrial, no século XVIII, o ser humano procura produzir bens de consumo mais baratos, em maiores quantidades e com qualidade. Sendo assim, este vem desenvolvendo processos cada vez mais otimizados para alcançar tal ideal. É definido como processo um conjunto de equipamentos, espaço físico e recursos humanos, utilizados com o objetivo de produzir um produto. Todo processo possui as seguintes etapas:

Todo processo deve possuir uma entrada, que no caso de um processo produtivo, seria a matéria prima, o processo produtivo em si e a saída sendo o produto acabado.
Através dos tempos, o controle do processo atravessou três importantes fases na automação:
a) Sistema de Atuação Manual.
b) Sistema de atuação Semi-Automática.
c) Sistema de atuação Automática.

a) Sistema de Atuação Manual.

Neste tipo de controle, o homem recebia as informações do processo através da leitura de instrumentos, impressões visuais, sonoras e tácteis e, baseado nestas impressões, este atuava válvulas, alavancas e botões que alteravam o funcionamento do processo com o objetivo de obter a saída desejada.
b) Sistema de atuação Semi-Automática.
Outra forma de controle era baseada na supervisão do homem e de alguns itens de controle que eram autônomos como, por exemplo: um motor mantinha sua velocidade devido ao retorno recebido de um gerador de sinais acoplado mecanicamente ao próprio eixo do motor, sendo assim a atuação do operador apenas serviria para definir a velocidade desejada.

c) Sistema de atuação Automática.
Nesta terceira forma, o elemento de controle possui o poder exclusivo de todo o processo, ficando a cargo do operador, apenas a especificação das características desejadas na saída.

Em todo tipo de controle, deve-se considerar alguns itens que servirão de parâmetro

Relacionados

  • Atividade 1 Praticas Em Biologia Geral Priscilla
    864 palavras | 4 páginas
  • Arquivo Teste
    6044 palavras | 25 páginas
  • ATP Decoracao e Estilos
    12779 palavras | 52 páginas
  • Trabalho e aprendizagem
    33178 palavras | 133 páginas