Trabalho e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 133 (33178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho e Aprendizagem
O Modelo das Competências Profissionais no Mundo do Trabalho e na Educação: Implicações para
o Currículo
Neise Deluiz*
Abstract
Analyzes the competences model in the work world in the context of internationalization of the capitalism and of the companies productive restructuring. Detach the focus of the competences in the work administration and the implications ofits adoption for the workers. Points the circumstances of the incorporation of the competences model in the education and its influence in the Brazilian education reform. Discusses the different conceptions and forms of implementation of the competences model in the Professional Education politics in the country and analyzes the theoretical-conceptual patterns that guide the identification andconstruction of competences. Finally, address the formulation and organization of the curriculum.
Key-words: Competences Model, Professional Competences, Curriculum for Competences, Administration of the Work for Competences, Professional Education and Competences.
O modelo das competências profissionais começa a ser discutido no mundo empresarial a partir dos anos oitenta, no contexto da criseestrutural do capitalismo que se configura, nos países centrais, no início da década de setenta. Esta crise se expressa pelo esgotamento do padrão de acumulação taylorista/fordista; pela hipertrofia da esfera financeira na nova fase do processo de internacionalização do capital; por uma acirrada concorrência intercapitalista, com tendência crescente à concentração de capitais devido às fusões entre asempresas monopolistas e oligopolistas; e pela desregulamentação dos mercados e da força de trabalho, resultantes da crise da organização assalariada do trabalho e do contrato social.
As respostas do capital à sua crise estrutural podem ser dimensionadas pelas reestruturações empreendidas no próprio processo produtivo, por meio da constituição das formas de produção flexíveis, da inovaçãocientífico-tecnológica aplicada aos processos produtivos, e de novos modos de gerenciamento da organização do trabalho e do saber dos trabalhadores. Este amplo processo de reestruturação teve como objetivos não só reorganizar em termos capitalistas o processo produtivo tendo em vista a retomada de seu patamar de acumulação, mas gestar um projeto de recuperação da hegemonia do capital não só na esfera daprodução, mas nas diversas esferas da sociabilidade,1 que se confrontasse ao contra-poder que emergira das lutas sociais e sindicais dos anos sessenta e setenta.
As novas concepções gerenciais que surgem no bojo desse processo de reestruturação empresarial estão ancoradas, assim, numa lógica de recomposição da hegemonia capitalista e das relações capital-trabalho e têm como ob jetivosracionalizar, otimizar e adequar a força de trabalho face às demandas do sistema produtivo. Na década de 90, o aprofundamento da globalização das atividades capitalistas e a crescente busca de competitividade levaram ao "alinhamento definitivo das políticas de recursos humanos às estratégias empresariais, incorporando à prática organizacional o conceito de competência, como base do modelo para se gerenciarempessoas",2 apontando para novos elementos na gestão do trabalho.
O MODELO DAS COMPETÊNCIAS E A GESTÃO DO TRABALHO
Os elementos das novas práticas de gestão que configuram o modelo da competência no mundo do trabalho são a valorização dos altos níveis de escolaridade nas normas de contratação; a valorização da mobilidade e do acompanhamento individualizado da carreira; novos critérios deavaliação que valorizam as competências relati vas à mobilização do trabalhador e seu compromisso com a empresa; a instigação à formação contínua; e a desvalorização de antigos sistemas de hierarquização e classificação, ligando a carreira ao desempenho e à formação.3
A adoção do modelo das competências profissionais pelas gerências de recursos humanos no mundo empresarial está relacionada, portanto,...
tracking img