Tecnologias de tratamento in situ

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologias de tratamento in situ

A principal característica de muitas tecnologias de tratamento in situ é a entrega e recuperação de líquidos ou outros reagentes para o subsolo. A capacidade de controlar e monitorar a entrega e recuperação destes fluidos ou reagentes é central para a eficácia da tecnologia in situ no tratamento da contaminação. Dependendo das condições do subsolo e ascaracterísticas dos contaminantes, cada tecnologia in situ tem seus benefícios e limitações da sua capacidade para eficazmente entregar, controlar, e recuperar fluidos administrados e / ou reagentes e os contaminantes. A Tabela 1 apresenta um resumo geral da eficácia das tecnologias para as classes de contaminantes diversos .

1- Extração de vapor do solo
In situ do solo de vapor de extração(VED) é uma tecnologia de reparação em que o vácuo é aplicado para induzir um fluxo de ar controlado no subsolo para remover os compostos orgânicos voláteis (VOCs) e alguns compostos orgânicos semivoláteis (SVOCs) a partir da zona não saturada (zona insaturada) para a superfície para o tratamento.
A configuração do sistema envolve geralmente sopradores anexados aos poços de extração quesão geralmente construídos com cloreto de polivinilo ranhurada (PVC) para induzir o fluxo de ar através da matriz do solo. O ar contaminado é trazido à superfície e passa ​​através de um separador de vapor / líquido para remover qualquer umidade antes de o ar ser tratado. O tratamento é geralmente feito por meio de adsorção (carvão ativado), ou para maior quantidade vapor de resíduos concentrados,por sistemas de oxidação térmica. A água gerada pelo separador de líquido pode também necessitar de tratamento (Figura 1).
Asfalto, concreto, geomembrana, ou outras tampas de baixa permeabilidade são muitas vezes colocadas sobre a superfície do solo para evitar curto-circuito do fluxo de ar e para aumentar o raio da influência dos poços de extracção. Ar de substituição pode ser introduzido nosubsolo por injecção de ar através de um ventilador ou por permitir que o ar flua para poços de injecção passivas.
Enquanto poços verticais são o método de concepção mais amplamente utilizado VED, quando a contaminação e / ou faixa de água é superficial, poços horizontais ou trincheiras proporcionam um melhor fluxo lateral e acesso formação superior. Ao projetar um sistema SVE, DiGiulio eVaradhan (2001) aconselham cuidados na escolha do método padrão de raio de influência (ROI) para colocar os poços de extração. Estes métodos geralmente dependem de medições diferenciais de vácuo com a distância a partir dos poços de ventilação. Medições de vácuo podem indicar o sentido de um gradiente de escoamento, mas como o vácuo medido aproxima-se das pressões ambientais, podem dar uma falsaindicação e levar a colocação de poços demasiado afastados. Além disso, as medições de vácuo não dão qualquer informação sobre o fluxo de gás efetivo através dos vários materiais de subsuperfície. Por exemplo, medições , unidimensionais feitas em camadas de areia e argila siltosa irão produzir vácuos equivalentes, enquanto que na verdade o fluxo de ar na areia é maior.
O custo de VED éespecífico do local, e depende em parte do tipo de hidrogeologia, e da quantidade de contaminantes, e se o gás de saída requer tratamento. O site FRTR estima que o custo está entre $ 10 e US $ 40 por metro cúbico, com um programa piloto típico custando entre US $ 10.000 e $ 40.000. O site NAVFAC fornece uma estimativa de $ 20 a $ 60 por metro cúbico


2- Oxidação Química


Oxidaçãoquímica envolve tipicamente reações de redução / oxidação (redox) que convertem contaminantes quimicamente perigosos para compostos não perigosos ou menos tóxicos que são mais estáveis, menos móvel, ou inerte. Existem vários oxidantes capazes de degradar contaminantes. Oxidantes largamente utilizados incluem sódio ou permanganato de potássio, peróxido de hidrogênio catalisada pelo Fenton,...
tracking img