Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAI – Suzana dias

Proteção contra choque elétrico
NBR – 5410
Peterson Vinicius n°: 11
João Vitor n°:
EME – 2 M

SENAI – Suzana Dias

Proteção contra choque elétrico
NBR – 5410

SUMÁRIO

Introdução 1
O que é choque elétrico e como é causado2
Efeitos fisiológicos da corrente elétrica 3
Regras fundamentais contra coque elétrico para produtos 4
e equipamentos
Ligação equipotencial 5
Aterramento e tipos de aterramentos6
Seccionamento automático 7


INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo passar conhecimentos aplicáveis de proteção contra choque elétrico que pode causar danos à saúdee até mesmo à morte.
Assim ele passará conhecimentos como os efeitos da corrente elétrica, como são causados, ligação equipotencial, tipos de aterramento, seccionamento automático, relação de seccionamento.

CHOQUE ELÉTRICO
O choque elétrico é o efeito patofisiológico que resulta da passagem de uma corrente elétrica através do corpo humano.
Quando o resultado deste efeito é a morte éhabitual designar-se por eletrocussão. Desde que o primeiro óbito humano por eletrocussão acidental foi relatado, em 1879, a lesão por eletricidade tornou-se cada vez mais comum.
A possibilidade da passagem da corrente elétrica pelo corpo humano depende muito das características da instalação elétrica e respectivos circuitos, de algumas características (normais e/ou anormais) de funcionamento dosmesmos, dos dispositivos de proteção neles existentes ou não, e do tipo de aparelhos a eles ligados.

“Passagem de uma corrente elétrica pelo corpo utilizando- o como condutor. Esta passagem de corrente pode causar um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte.”
COMO É CAUSADO
Quando partes vivas (energizadas) do circuito elétrico estão acessíveis.EFEITOS FISIOLÓGICOS DA CORRENTE ELÉTRICA
O efeito fisiológico acontece quando acontece a passagem de corrente elétrica pelo organismo dos seres vivos. Essa atua no sistema nervoso fazendo com que o corpo tenha contrações musculares, dessa forma dizemos que aconteceu um choque elétrico. A condição básica para que aconteça um choque elétrico é provocar uma diferença de potencial. 

Correnteselétricas com intensidades de 1 mA provocam a sensação de cócegas ou formigamento, mas correntes com intensidades de 10 mA fazem com que as pessoas percam o controle dos músculos, é por esse motivo que fica difícil abrir as mãos e livrar-se do contato. Valores de corrente elétrica pequenos, por volta de 10 mA e 3 mA, são altamente mortais porque atingem diretamente o coração, fazendo com que ele altereseu ritmo, contraindo e relaxando inúmeras vezes por segundo, esse é a chamada fibrilação cardíaca, levando a pessoa à morte. Já as correntes muito elevadas não chegam a matar imediatamente, pois a sua intensidade é tão alta que faz o coração ficar paralisado completamente. No entanto, essa paralisação só permanece enquanto a corrente elétrica estiver passando pelo corpo da pessoa. Essa paralisaçãopassa logo que a corrente elétrica cessa, mas é importante saber que, apesar de não matar instantaneamente, essa corrente pode deixar sequelas irreversíveis em razão da interrupção da circulação sanguínea, mesmo que por alguns segundos.
Efeitos fisiológicos:
* Percepção
* Tetanização
* Paragem respiratória
* Queimaduras
* Fibrilação ventricular

REGRAS FUNDAMENTAIS CONTRA...
tracking img