Tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O ser Humano, durante toda a história, buscou formas de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Dessa forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar dificuldades.
O desejo da humanidade em comunicar-se livre de fios ocorre desde os primórdios da civilização, na Grécia antiga o uso de sinais de fumaça é mencionado comoforma de comunicação, e no final do século XVIII, Claude Chape inventa a telegrafia óptica, possibilitando a comunicação sem fio para longas distâncias.
Toda tecnologia que permite seu uso durante a movimentação do usuário é uma tecnologia móvel, uma invenção capaz de atingir o cotidiano das pessoas e fazer parte da vida delas, modificando suas rotinas e formas de tomar decisões.
Amobilidade iniciou como uma facilidade, mas hoje em dia tornou-se uma necessidade, pois este tipo de tecnologia permite o acesso a dados e informações em qualquer momento e em qualquer lugar.
Muitas pessoas não vivem sem celular, outras estão 24 horas disponíveis, pois não abrem mão de estarem com seu palmtop conectado na Internet. Tudo isso só foi possível através da evolução da tecnologiamóvel, e dos diversos dispositivos, como os computadores portáteis com redes wireless, Wi-fi, Bluetooth, GSM, CDMA, e os SmartPhones, Palmtops, handhelds, notebooks e celulares.
Nos últimos anos, a tendência no sentido de dispositivos menores e mais rápidos, juntamente com a necessidade de acesso à informação em movimento, tem moldado o caminho para uma nova tecnologia que reúne o mundo daWeb e da telefonia móvel.
Essa tendência na tecnologia é fornecer aos usuários a capacidade de terem tudo que possivelmente precisariam em um dispositivo que caiba no bolso - o celular.


2. O CELULAR

Muitas modificações e inovações foram introduzidas na tecnologia utilizada pelos telefones celulares desde que a Motorola apresentou, em 1973, seu protótipo do primeiro telefonecelular. Pesando 794,16 gramas, o DynaTAC8000x, da Motorola, ganhou logo o apelido de "tijolo". O preço também era pesado: 3.995 dólares. Sua bateria permitia uma hora de conversação e a memória 20 armazenava 30 números de telefones. Podia não ser exatamente bonito, mas permitia comunicação móvel - ao menos para quem conseguisse carregá-lo.
Os primeiros padrões adotados eram analógicos, o maisempregado foi o AMPS ( Advanced Mobile Phone System) este possuía diversos problemas como a baixa qualidade nas ligações, deficiência na área de cobertura, instabilidades na rede, consumo excessivo de bateria e a possibilidade se interceptar e ouvir a comunicação dos usuários, pois o sinal analógico é modulado em FM, portanto qualquer receptor de rádio capaz de rastrear freqüências na faixa de UHFpode facilmente ser empregado para escutas telefônicas. Mas ainda assim, muitos profissionais usufruíram de seus benefícios, como vendedores externos, consultores, corretores, que não estavam mais restritos a receber apenas mensagens, podendo interagir ativamente na comunicação.
Com o emprego da tecnologia digital, há uma sensível melhora na qualidade dos serviços, principalmente emcomunicação de voz, outro problema resolvido foi o da escuta telefônica, pois agora os padrões de modulação digital são bem mais complexos de serem decodificados exigindo equipamentos mais aperfeiçoados e caros. As taxas de transmissão também se tornam mais altas, os dados passam a ser comutados por pacotes e não por circuitos, e isso estabelece um novo patamar para os usuários.
A explosãoimediata do consumo gerou uma severa disputa entre as empresas de telefonia que passam a investir pesado em busca de avanços tecnológicos que possibilitassem o aumento da qualidade e da quantidade de serviços e produtos, sempre tendo em vista a redução do custo final. Essa busca incessante por novidades que atraíssem os consumidores fez com que o mercado de telefones celulares se tornasse um dos mais...
tracking img