Tecnologia e processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação do trabalho de T.P.:

Segundo Princípio da Termodinâmica

Os Tópicos Principais Mais Abordados no Trabalho
1. CONCEITO DE ENTALPIA E DE ENTROPIA 2. PROCESSOS REVERSÍVEIS E IRREVERSÍVEIS 3. ENUNCIADOS DO SEGUNDO PRINCÍPIO DA TERMODINÂMICA .1 - Enunciado de Clausius .2 - Enunciado de Kelvin 4. MÁQUINA TÉRMICA .1 - Eficiência e Rendimento .2 - Ciclo de Carnot (Máquina Térmica deCarnot) .3 - Ciclo de Stirling (Máquina Térmica de Stirling) .4 - Ciclos Térmicos Genéricos .1 - Bomba de calor .2 - Máquina Frigorífica .3 - Ciclos Combinados

Modulo M12 “Termodinâmica II”

Introdução
Esta apresentação é sobre modulo M12 Termodinâmica 2, que faz a abordagem ao Segundo Princípio da Termodinâmica nos seus diversos enunciados.

Termodinâmica estuda os processos que ocorremnos corpos que estão em equilíbrio térmico com outros corpos. Uma característica importante do equilíbrio térmico é a temperatura. A equação de estado conecta as características de sólidos, tais como volume, pressão e temperatura.

CONCEITOS DE ENTALPIA E DE ENTROPIA

Conceito de Entalpia e de Entropia
A entropia é uma grandeza termodinâmica geralmente associada ao grau de desordem. Ela medea parte da energia que não pode ser transformada em trabalho. É uma função de estado cujo valor cresce durante um processo natural em um sistema fechado. Entalpia é a grandeza física que descreve a energia interna total de um sistema. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade da entalpia é o Joule por mol.

PROCESSOS REVERSÍVEIS E IRREVERSÍVEIS

Processos reversíveis
Processoreversível - processo termodinâmico que pode ocorrer tanto como frente para trás,como tras para frente passando pelos os mesmos estados intermediários, e o sistema retorna a seu estado original, com gasto minimo de energia e meio ambiente não permanece alterações macroscópicas.
Exemplos : • Em recipiente fechado, fundir o gelo e posteriormente voltar a congelá-lo. • Em ambiente fechado, evaporar a águae voltar a condensá-la. • Estirar, por compressão ou estiramento, uma mola numa pequena variação de comprimento (logo recupera-se a forma original da mola).

Processos irreversíveis
É um processo irreversível que não pode ser realizado em sentido contrário por todos os mesmos estados intermediários. Todos os processos reais são irreversíveis. A transição da energia cinética do movimentomacroscópico pelo atrito em calor, ou seja, a energia interna do sistema, é um processo irreversível. • Envelhecer

• Cozinhar um alimento qualquer a base de amido, como uma massa • Cozinhar um ovo. • Estirar um objeto de borracha por longo período de tempos ou além do seu limite de elasticidade, de maneira que a forma original não se recupere mais.

ENUNCIADOS DO SEGUNDO PRINCIPIO DA TERMODINÂMICA Segundo Princípio da Termodinâmica
A segunda lei da termodinâmica ou segundo princípio da termodinâmica expressa, de uma forma concisa, que "A quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinâmicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo". Mais sensivelmente, quando uma parte de um sistema fechado interage com outra parte, a energia tende a dividir-sepor igual, até que o sistema alcance um equilíbrio térmico.

Enunciado de Clausius
Não é possível um processo cujo único resultado seja a transferência de calor de um corpo de menor temperatura a outro de maior temperatura.

Tendo como consequência que o sentido natural do fluxo de calor é da temperatura mais alta para a mais baixa, e que para que o fluxo seja inverso é necessário que umagente externo realize um trabalho sobre este sistema.

Enunciado de Kelvin-Planck
Não é possível um processo cujo único resultado seja a absorção de calor procedente de uma fonte e a conversão deste calor em trabalho.

Este enunciado implica que, não é possível que um dispositivo térmico tenha um rendimento de 100%, ou seja, por menor que seja, sempre há uma quantidade de calor que não se...
tracking img