Tecnologia midi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

TECNOLOGIA MIDI (INTERFACE DIGITAL DE INSTRUMENTOS MUSICAIS)

Daniel P. Orlandi1 Cynthia da S. Barbosa2 RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar a utilização da tecnologia MIDI aplicada à música, propondo uma forma de gravar e reproduzir sons digitalmente e de alta qualidade. A música é a arte de combinar sons de maneira agradável ao ouvido, e com o surgimento de novas tecnologiasbaseadas na eletricidade abriu a possibilidade da geração de novos sons artificiais. O protocolo MIDI surgiu com o intuito de padronizar a comunicação entre aparelhos de fabricantes concorrentes, e assim permiti a presença definitiva da informática na música. PALAVRAS-CHAVE: MIDI, SoundFonts, Tecnologia, Música.

ABSTRACT This article aims to present the use of MIDI technology applied to music,offering a way to digitally record and play sounds and high quality. Music is the art of combining sounds in a manner pleasing to the ear, and the emergence of new technologies based on electricity opened the possibility of generating new sounds artificial. The MIDI protocol has emerged in order to standardize the communication between devices competing manufacturers, thus allowing the permanentpresence of computers in music. KEYWORDS: MIDI, SoundFonts, Technology, Music.

1 2

Graduando do curso de Ciência da Computação da Faculdade Pitágoras Betim. Orientadora do trabalho de conclusão de curso.

2

1. INTRODUÇÃO A música é a arte de combinar sons de maneira agradável ao ouvido e a sensibilidade emocional utilizando elementos como melodia, harmonia e ritmo. Atualmente, não seconhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. A criação, o desempenho, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social, como composições fortemente organizadas e improvisadas. A música pode ser dividida em gêneros e subgêneros, algumas vezes abertos a interpretações individuais e ocasionalmentecontroversas (PPD, 2011). Ainda segundo PPD (2011), a música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades, não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos e festas. Os instrumentos musicais até o século XIX baseavam-se em um mesmo princípiode produção sonora, todo som era proveniente da vibração de algum material elástico (as cordas do violão e do piano, a palheta de um oboé) que gerava ondas que se propagam pelo ar até atingirem o sistema auditivo do ouvinte. Entretanto, o surgimento de novas tecnologias baseadas na eletricidade e no uso de sinais eletromagnéticos abriu a possibilidade da geração de sons artificiais, sem autilização de instrumentos mecânicos. Embora as ondas que atingem os ouvidos possuam a mesma natureza, a sua produção é radicalmente diferente (SANTINI, 2005). Para alguns indivíduos, a música está extremamente ligada à sua vida, mas a dificuldade de manter um grupo musical unido é muito grande, sem contar o custo elevado de determinados instrumentos e outros equipamentos. Atualmente, pode-se contar com aTecnologia MIDI, que é uma padronização de comunicação entre instrumentos musicais e equipamentos eletrônicos, possuem pequenos arquivos de músicas que podem ser executadas pela placa de som do computador ou por um sintetizador. Segundo Zuben (2004), o sintetizador pode ser de dois tipos: Os sintetizadores analógicos, que são, instrumentos monofônicos que sintetizam seus sons utilizandocontroladores por tensão elétrica em contínua variação; E os

3

sintetizadores

digitais,

que

são

instrumentos

polifônicos

que

utilizam

microprocessadores internos. A tecnologia MIDI traz para os músicos diversas formas de criar e reproduzir sons com a mais alta qualidade e com custos acessíveis, transformando, por exemplo, um teclado eletrônico que tenha entrada MIDI de baixo...
tracking img