Tecnologia materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo tratamento termico
RESUMO
Estudaram-se os efeitos de tratamentos térmicos nas propriedades mecânicas do aço SAE 1045, nas condições de temperado, temperado e revenido, normalizado e recozido, a fim de verificar o comportamento mecânico dos mesmos após o tratamento. A microestrutura resultante dos tratamentos térmicos fora decisiva na definição dos valores obtidos nos ensaios de durezaBrinell, ensaios de tração e microscopia ótica nos corpos de prova. O processo de transformação de fases observado resultou em alteração da microestrutura e consequentemente alterou o resultado da análise metalográfica em cada corpo de prova. A otimização das propriedades mecânicas do aço SAE1045, com maior resistência mecânica, foi obtida na amostra temperada. O tratamento realizou-se com aaustenitização dos corpos de prova, a 850 °C por 900s. Através do resfriamento rápido em óleo obteve a condição de temperado com limite de resistência à tração de 1212 Mpa. Com a combinação de dois processos, a tempera e após o revenimento, obteve a condição de Temperada e revenida com o limite de resistência à tração de 1.146 MPa. A amostra normalizada, obteve um limite de resistência à tração de 742MPa já que sofreu um resfriamento moderadamente mais lento e por último a amostra recozida obteve valores de resistência a tração de 643 MPa. Obtendo também diferentes arranjos micro estruturais observados através de um microscópio ótico com aumento de 400 vezes.

Palavras-chaves: Aço SAE1045, têmpera, revenimento, recozimento, normalização, ensaios mecânicos, propriedades mecânicas.

(1)Trabalho apresentado na disciplina de Tecnologia dos Materiais II, do curso de graduação em Engenharia Industrial Mecânica da Universidade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete.
(2) Alunos do curso de graduação em Engenharia Industrial Mecânica da Universidade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete.
1
INTRODUÇÃO

A extensa aplicabilidade dos aços justifica o seuconstante estudo e aprimoramento, uma vez que as condições de trabalho a que são submetidos intensificam-se a cada dia.
Para que as propriedades mecânicas dos metais estejam adequadas às exigentes construções mecânicas, o emprego de tratamentos térmicos é de fundamental importância na obtenção de microestruturas que permitem uso satisfatório dos aços.
O aço SAE 1045 é classificado como aço demédio teor de carbono (0,45), sendo empregado, devido às boas propriedades mecânicas, em engrenagens, eixos,peças forjadas, componentes estruturais,virabrequim [1].
A execução de tratamentos térmicos esta condicionada a conhecimento prévio do diagrama de fases do aço SAE 1045, como apresentado na figura abaixo:

Figura 1 – Diagrama TTT do aço 1045.

A têmpera consiste no rápido resfriamento doaço austenitizado até uma temperatura relativamente baixa (próxima à temperatura ambiente), resultando em uma microestrutura metaestável martensítica. A célula unitária martensítica consiste em um cubo de corpo centrado que foi alongado em uma de suas dimensões, formando grãos com formato de agulhas.
Na primeira fase do processo, temos o aquecimento, onde a peça é aquecida em um forno ou forja,até uma temperatura recomendada (por volta de 800ºC para os aços ao carbono). Logo após, fazemos a manutenção da temperatura, ou seja, ao ser atingida a temperatura desejada, esta deve ser mantida por algum tempo a fim de uniformizar o aquecimento em toda a peça. Na fase final, temos o resfriamento, a peça uniformemente aquecida na temperatura desejada deverá ser resfriada em água.
Os efeitos datêmpera são o aumento considerável da dureza do aço, que é o objetivo principal desse processo, aumento da fragilidade em virtude do aumento de dureza, o aço torna-se quebradiço.
A fragilidade obtida após a têmpera em um aço, somente é compensada se o mesmo passar por outro tratamento térmico denominado revenimento.

Figura 2 – Material temperado.

O revenimento consiste no aquecimento...
tracking img