Tecnologia drywall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA DE
CONCRETO E
ARGAMASSA

SALVADOR- BA
2012

SUMÁRIO

1.Origem, Materiais Constituintes e Características Principais ........................................ 04
2 Propriedades Físicas e Utilização e Formas de aplicações.............................................05
3. Benefício em relação à Alvenaria Convencional e Valor médio de mercado para serviço pronto em Salvador –Bahia.................................................................................................11
4.Referências.......................................................................................................................12  

Tecnologia Drywall

Sua Origem

A palavra drywall significa na sua íntegra, “parede seca”, que por sua vez representa a idéia de construção a seco,isto porque dispensa os métodos convencionais de alvenaria na construção, onde a sujeira e lamaceiro estão sempre presentes. Os revestimentos de paredes, teto e piso do sistema drywall utilizam chapas de gesso acartonado.
O gesso acartonado surgiu por volta de 1895 nos Estados Unidos, criado por Augustine Sackett, juntando a resistência à tração, que é proporcionada pelo cartão e a resistência àcompressão, proporcionada pelo gesso.
O gesso é um dos mais antigos materiais de construção fabricados pelo homem, como a cal e a terracota. É um material ecológico em todas as suas fases de aproveitamento, desde a mineração até aplicação final dos sistemas de construção a seco.
.


Materiais Constituintes:
O sistema é constituído basicamente de uma estrutura leve em perfis de açogalvanizado formada por guias e montantes, sobre os quais são fixadas placas de gesso acartonado, em uma ou mais camadas, gerando uma superfície apta a receber o acabamento final (pintura, papel de parede, cerâmica, etc.).
Montada a estrutura principal, pode-se colocar uma ou mais placas, fazer tratamento acústico ou térmico, adicionar reforços necessários para sustentar armários ou pias, verificar ondeserão usadas paredes especiais para umidade ou resistência ao fogo.
Terminada a montagem, a superfície resultante é uniforme, com aparência monolítica, e aceita qualquer tipo de revestimento: pintura, colagem, cerâmica, pastilhas e até mesmo pedras, como mármores.
Para a isolação acústica são usadas várias placas com os seus vazios preenchidos com lã mineral. Por fim, para a fixação dos painéis,cada fabricante disponibiliza de um sistema de buchas e parafusos específico, incluindo pontos de ancoragem de cargas, que suportam até 30 kg por ponto fixo.


Características Principais:
O painel de gesso acartonado é composto por um ‘sanduíche’ de cartão-gesso-cartão; esse ‘recheio’ é obtido través da mistura do gesso comum a alguns aditivos que:
• aumentam a porosidade da pasta para tornaro painel de gesso acartonado leve (10 kg/ m²);
• aumentam a resistência mecânica;
• aderem o cartão ao gesso.
O cartão empregado nos painéis é fabricado exclusivamente para este fim e recebe tratamentos em sua composição e estrutura (que são regidos por normas internacionais).
Os painéis de gesso acartonado são utilizados para a construção de paredes, forros, ‘meias-paredes’ e pararevestimento.
A placa de gesso de espessura de 7,50 a 15,50 mm revestida em ambos os lados por múltiplas camadas de papel resulta em espessuras finais das placas de 10 a 18 mm.
As placas de gesso acartonado possuem bordas rebaixadas para execução das juntas, e podem ser de três tipos, de acordo com a utilização a qual se destinam:
• Normais: (padrão ou standard), para paredes sem exigência especifica;
•Resistentes à umidade: tratadas com produtos hidrofugantes, como o silicone.
• Resistentes ao fogo: possuem aditivos para retardar a liberação de água da chapa, evitando o colapso da peça.
Espessuras, larguras e resistências podem ser ajustadas de acordo com o projeto. Pode-se aumentar o número de placas, elevando a resistência mecânica e ao fogo e melhorando a isolação acústica.
Vale...
tracking img