Sistema drywall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema drywall

http://pt.scribd.com/doc/55930943/o-Sistema-Drywall





FONTES: PLACO E KNAUF





No Brasil o sistema drywall existe desde 1972, mas sempre foi usado sem muita intensidade. A situação começou a mudar a partir de 1995 com a entrada no mercado das três multinacionais fundadoras da associação. Elas vieram com tecnologia, suportes técnicos e financeiros. Num primeiromomento, o drywall teve mais aceitação nos empreendimentos comerciais, shoppings, escritórios, sendo muito utilizado na construção de flats e hotéis. Mais recentemente passou a ser também utilizado na área residencial, crescendo, de forma especial, no mobiliário, na confecção de armários, estantes, prateleiras, e nas reformas, para retrofit em construções antigas.


O sistema construtivodrywall - tradução literal para parede seca - se caracteriza pela montagem industrial em substituição aos tradicionais métodos artesanais, e é aplicado nas vedações internas de quaisquer tipos de edificações, como paredes, forros e revestimentos.


Podem-se obter ganhos na construção civil, mais especificamente no mercado imobiliário, utilizando inovações tecnológicas, do tipo drywall, trazem ganhospara o empreendedor e vantagens para o consumidor.


De forma didática, as comparações entre fazer a obra com paredes tradicionais, de blocos de concreto ou blocos cerâmicos, ou fazê-la com drywall, gera uma economia na construção em torno de 20 a 25%.


Tal economia leva em conta que, além das paredes, o sistema envolve os elementos que vão embutidos, como as instalações hidráulicas eelétricas. "O uso de drywall permite-se construir a obra de uma forma diferente, potencializando os ganhos financeiros", lembrando que, além de ser uma obra seca e mais limpa, ela gera ganhos indiretos, pois oferece menos risco de acidentes de trabalho.


Um exemplo:


“Ao comparar as duas alternativas, uma construção tradicional e outra com as vedações internas em drywall, para implantação de umprojeto com 64 apartamentos, cada com três dormitórios, sendo uma suíte, com duas vagas de garagem, 85 metros quadrados de área privativa, com o empreendimento totalizando nove mil metros quadrados área construída.


Ganho de área útil: assim, o apartamento que era de 85 metros quadrados de área útil, passou a ter 87,5 metros quadrados, o que vai se refletir no preço de venda, significando apossibilidade de ter mais receita para o mesmo custo, redução de custos de manutenção e de custos indiretos.


"Ao se analisar a evolução tecnológica em construção civil, é importante aplicar o enfoque sistêmico, e não ficar só na comparação pura de uma para outra alternativa. Quanto analisou a solução drywall sob vários fatores, chegamos a conclusão de que o ganho potencial é grande". (Prof.Assumpção ) O sistema utiliza placas de gesso que revestem toda a parte interna da construção, proporcionando a divisão de todo e qualquer ambiente, com bons resultados no isolamento acústico e término. Na aplicação em áreas úmidas, como banheiro e cozinha, é utilizada uma chapa especial.


"O drywall é o futuro da construção com serviços mais rápidos, racionalização no transporte de material emão-de-obra, economia no consumo de massa, menos desperdício e mais limpeza depois de pronto.”


A parede Drywall é composta por uma estrutura rígida formada por perfis de aço, nos quais são parafusadas as chapas de gesso especiais para esse sistema.


A parede construída com chapas de Drywall é oca, e por seu interior passam as instalações que compõem a infra-estrutura de funcionamento doambiente, como a fiação elétrica, sistemas hidráulicos, de telefonia e outras. Além disso, as chapas de Drywall servem para dividir ambientes internos e são amplamente utilizados como forro e revestimento.


São inúmeras as vantagens da tecnologia Drywall, quando comparada ao sistema convencional, sendo a principal delas a rapidez de execução, leveza, nível de conforto acústico e resistência ao...
tracking img