Tecnologia dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução


Os materiais de construção podem ser simples ou compostos, obtidos directamente da natureza ou resultado de trabalho industrial. O seu conhecimento é que permite a escolha dos mais adequados à cada situação.
As condições económicas de um material de construção dizem respeito à facilidade de aquisição e emprego do material, aquela dependendo de sua obtenção e transporte, eesse de sua manipulação e conservação.
Os materiais sólidos são frequentemente classificados em três grupos principais: materiais metálicos, materiais cerâmicos e materiais poliméricos ou plásticos. Esta classificação é baseada na estrutura atómica e nas ligações químicas predominantes em cada grupo. Um quarto grupo, que foi incorporado nesta classificação nas últimas décadas, é o grupo dosmateriais compósitos.

A evolução dos materiais utilizados pelo homem para abrigo e construção, ao longo da sua trajetória, desde os remotos tempos da pré-história em seus períodos marcantes, até os dias atuais. Verificando as peculiaridades de cada época, com as dificuldades no manejo, ferramentas, técnicas, disponibilidades de matéria prima, entre outras, e como foram evoluindo e integrando-se naarte de construir, possibilitando uma Arquitectura marcada pela busca de necessidades culturais, econômicas, técnicas, religiosa entre outras, que o espírito humano imprime em sua evolução.






















2. Agregados

Pode ser definido como um material granular, sem forma e volume definidos, de actividade química praticamente nula (inerte) e propriedades adequadaspara uso em obras de engenharia.


2.1 Britas

As britas provêm da desagregação das rochas em jazigos e que após passar em peneiras, são classificadas de acordo com sua dimensão média, variável de 2,38 a 50,80 mm.

São classificadas em brita número zero, um, dois e três, e são normalmente utilizadas para a confecção de concretos, podendo ser obtidas de pedras graníticas e ou calcárias.Britas calcárias apresentam menor dureza e normalmente menor preço.













2.2 Classificação de acordo com a granulometria das britas

Pó de pedra tamanho menor que (areia) 2,38 mm
Pedra 0 2,38 a 9,50 mm
Pedra 1 4,76 a 19,10 mm
Pedra 29,5 a 38,10 mm
Pedra 3 19,1 a 50,80 mm








2.3 Aplicação.

Para concreto armado a escolha da granulometria baseia-se no facto de que o tamanho da brita não deve exceder 1/3 da menor dimensão da peça a betonar. As mais utilizadas são as britas número 1 e 2.
Este material pode ser utilizado tambémsolto sobre pátios de estacionamento e também como isolante térmico em pequenos terraços.

Cascalho ou pedra-de-mão, são os agregados de maiores dimensões sendo retidos na peneira 76mm (pode chegar até a 250mm). Utilizados normalmente na confecção de concreto ciclópico e calçamentos.
A aplicação desses materiais é variada podendo ser citado o uso em lastro de vias férreas, bases paracalçamento (lastro), adicionadas aos solos ou materiais betuminosos para construir os pavimentos, na confecção de argamassas e concretos, etc.












Utilização da brita em vários casos como:
- Lastro de vias-férreas.
- Confecção do betume asfáltico.
- Regularização e pavimentação de vias.



3. Areia
Areia é um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, conhecidotambém por inerte fino.

Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por acção do vento ou da água. Através de processos de sedimentação pode ser transformada em arenito.

É utilizada nas obras de engenharia civil, em aterros, execução de argamassas,  concretos e também na fabricação de vidros. O tamanho de seus grãos tem importância nas características dos...
tracking img