Tecnologia de alta disponibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Lista de palavras chaves para classificação bibliográfica

Monitores de máquinas virtuais, hypervisores, paravirtualização, virtualização, xen.
2. Objetivos do Trabalho

● Demonstrar um modelo de virtualização de servidores a partir da utilização do monitor de máquina virtual Xen no âmbito do Governo Federal, a fim de ampliar a capacidade tecnológica, visando à maximização do retorno sobre oinvestimento e reduzir custos no orçamento da tecnologia no âmbito do setor público. ● Apresentar um levantamento sobre os principais benefícios nas diversas aplicabilidades desta ferramenta com o foco nas situações encontradas no Governo Federal.
3. Resultados a alcançar: 3.1 – Quantitativos

● Reduzir até 99% do consumo de energia. ● Reduzir 90% dos números de servidores físicos necessáriosmantendo-se o mesmo nível de serviço. ● Reduzir o orçamento de TI, gerando uma economia de R$ 269.904,00, apenas na implementação do ambiente. ● Reduzir o número de licenças de software de backup, no caso, para apenas uma licença. ● Reduzir o número de licenças para sistemas operacionais. ● Permitir a redução de custo e complexidade.
3.2 – Qualitativos

● Consolidar servidores – racionalização docrescimento do parque de servidores e um ponto central para administração. ● Conter falhas – isolamento de serviços e plataformas evitando falhas cruzadas entre aplicações. ● Migrar sem queda dos níveis de serviço. ● Facilitar na projeção e implantação de novos servidores. ● Aumentar o desempenho da rede. ● Aumentar o número de recursos sobressalentes, o que elimina a necessidade de aquisição denovos equipamentos.

SUMÁRIO INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------3 1. O QUE É XEN?------------------------------------------------------------------------------4 1.1. Como funciona o XEN--------------------------------------------------------------------10 2. EXECUÇÃO EM ARQUITETURAS X86----------------------------------------------10 3.TÉCNICAS DE VIRTUALIZAÇÃO-----------------------------------------------------11 3.1. Virtualização completa--------------------------------------------------------------------11 3.2. Paravirtualização---------------------------------------------------------------------------11 4. SITUAÇÃO-PROBLEMA-----------------------------------------------------------------12 5. PROPOSTATECNOLÓGICA------------------------------------------------------------14 5.1. Utilização de serviços dedicados com máquinas físicas------------------------------14 5.2. Utilização de serviços dedicados com virtualização com o Xen---------------------15 5.2.1. Vantagens---------------------------------------------------------------------------------16 5.2.1.1. Consolidação deservidores-----------------------------------------------------------16 5.2.1.2. Contenção de falhas--------------------------------------------------------------------17 5.2.1.3. Migração sem queda nos níveis de serviço - Live Migration---------------------17 5.2.1.4. Projeção e implantação de novos servidores----------------------------------------18 5.2.1.5. Redução do número de licenças para a softwares de backups--------------------195.2.1.6. Redução de domínio de colisão e domínio broadcast------------------------------19 5.2.1.7. Compartilhamento de ativos-----------------------------------------------------------20 5.2.1.8. Balanceamento de carga elétrica e economia de energia---------------------------20 5.2.1.9. Economia com SAN – Storage Area Network--------------------------------------21 5.2.2.Desvantagens-------------------------------------------------------------------------------23 5.2.2.1. Gerenciabilidade-------------------------------------------------------------------------23 5.2.2.2. Segurança---------------------------------------------------------------------------------23 5.2.2.3. Desempenho-----------------------------------------------------------------------------23 6. PLANEJAR, PLANEJAR,...
tracking img