mullun

2039 palavras 9 páginas
A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA COMO SUPORTE
ALTA DISPONIBILIDADE INTRODUÇÃO

Nos dias atuais com o enorme avanço da tecnologia mais e mais pessoas estão de certa forma dependentes de conectividade permanente, houve a necessidade de criar esse serviço.
Um sistema de alta disponibilidade é um sistema informático resistente a falhas de software e energia, cujo objetivo é manter os serviços disponibilizados o máximo de tempo possível.
Cada vez mais é necessário garantir a disponibilidade de um serviço, mas sendo que muitos componentes dos sistemas de informação atuais contêm partes mecânicas, a fiabilidade destes é relativamente insuficiente se o serviço for crítico. Para garantir a ausência de interrupções de serviço é necessário, muitas vezes, hardware redundante que entre em funcionamento automaticamente quando da falha de um dos componentes em utilização [1].

A alta disponibilidade (AD) disponibiliza serviços com o menor tempo de parada, com um sistema informático resistente a falhas de software e energia projetando-os com a máxima redundância dentro das necessidades e visando o negocio da empresa [2].
Existem muitos tipos de soluções técnicas que podem ser usadas para fornecer vários níveis de proteção dependendo da necessidade [3].
Existem deferentes conceitos em relação à disponibilidade na área de tecnologia da informação, conhecidos como disponibilidade, contingência e alta disponibilidade.
Para que se entenda a Alta Disponibilidade faz-se necessário, antes de mais nada, perceber que a Alta Disponibilidade não é apenas um produto ou uma aplicação que se instale, e sim uma característica de um sistema computacional. Existem mecanismos e técnicas, blocos básicos, que podem ser utilizados para aumentar a disponibilidade de um sistema. A simples utilização destes blocos, entretanto, não garante este aumento se não for acompanhado de um completo estudo e projeto de configuração [4].

Alta Disponibilidade
O conceito disponibilidade,

Relacionados