Tecnologia da informacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NUMA SOCIEDADE EM TRANSIÇÃO

AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NUMA SOCIEDADE EM TRANSIÇÃO

MÁRCIA MARIA PALHARES (márcia.palhares@uniube.br) RACHEL INÊS DA SILVA (bcpt2@uniube.br) ROSEMAR ROSA (rosemar.rosa@uniube.br)

RESUMO
Apresenta um relato sobre a história das sociedades, os períodos onde se ressaltam mudanças que afetam todo um contexto social,cultural e político de um determinado lugar ou época, ou até mesmo em todo integrado. Mostra como que na sociedade contemporânea, a globalização contribuiu efetivamente com a mudança cultural na qual o conhecimento se transformou em um bem de grande valor. Identifica as novas ferramentas da informação geradas pela informática expandiram-se rapidamente e provocaram mudanças tão espetaculares que oconhecimento tornou-se matéria-prima essencial na sociedade da informação. Objetiva ressaltar como as novas tecnologias da informação passaram a exercer uma enorme influência na sociedade sendo um importante papel na transformação e difusão do conhecimento. E, como com a utilização das novas tecnologias tornou-se possível a troca de informações em curto espaço de tempo, pois, o acesso às redes eos avanços das telecomunicações mudam conceitos de presença, distância, desenvolvendo raciocínios, criatividade, valorizando sobretudo o capital humano e a competitividade profissional. Confirma que acompanhar as mudanças tornou-se um desafio para todos os envolvidos, pois o ser humano tem necessidade de adquirir conhecimentos e a valorização hoje conferida à aprendizagem encontra-se apoiada naideologia social que exige a formação de um novo homem capaz de interagir consigo, com o outro e com um mundo em constante mutação dado aos avanços da tecnologia.

Palavras-chave: informação; tecnologia; conhecimento; sociedade da informação.

Especialista em Educação de Bem Dotados. (UFLA-MG) – Universidade de Uberaba (UNIUBE). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (UNIFOR-MG) –Universidade de Uberaba (UNIUBE) Especialista em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. (UNIFOR-MG) – Universidade de Uberaba (UNIUBE).

1 INTRODUÇÃO

A sociedade contemporânea vem passando por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento humano. Os impactos produzidos nos últimos tempos na sociedade através dos meios de comunicação altamente sofisticados como a Tv, satélites,internet, têm provocado uma profunda modificação no estilo de conduta, atitudes, costumes e tendências das populações mundiais, principalmente no Brasil. É importante ressaltar que essas mudanças só ocorrem por causa do avanço das tecnologias, sobretudo no ramo das telecomunicações. Isso é percebido diariamente em todos os países do mundo, principalmente os mais evoluídos, pois os mesmos produzemtecnologia de forma acelerada e com uma eficiência singular. As novas tecnologias auxiliam a sociedade em todos os ramos, tanto na Medicina, quanto na Agricultura, tanto na Educação quanto nos Esportes, e assim sucessivamente. A era da tecnologia produz um efeito crescente de desenvolvimento em todos os cantos do mundo, isso faz com que haja uma revolução do próprio processo de compreensão do mundo. Overtiginoso aumento das tecnologias da comunicação e informação impulsiona ainda mais o processo de mudança comportamental no Brasil e no mundo, isso acontece porque todos os envolvidos com essas, tem que se adaptar a elas para se estabelecerem no mercado e/ou na vida de um modo geral. Baseado nisso, é que com todas essas mudanças, a valorização do conhecimento é ainda mais necessária. Pois as novastecnologias produzem ferramentas que auxiliam na organização e disseminação do conhecimento. A preocupação com a existência das novas tecnologias gera um estudo em que mostra como elas contribuem para o andamento de uma sociedade sempre em transição. 2 A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Entende-se por sociedade da informação como um estágio de desenvolvimento social caracterizado pela capacidade de seus...
tracking img