Tecnologia assistiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação especial: Tecnologia assistiva.










SBC 2012
Introdução

A importância da tecnologia assistiva. Ela nos fala da inclusão e exclusão, a importância de buscar informação e transformar em conhecimento. A escola deve estar aberta e incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e demandas, isto é, abrir novos caminhos para um novo conhecimento, para novos recursospara o aluno com deficiência. A comunidade tem, que esta ciente que os PCN é uma referência para transformação de objetivos, conteúdos e didática de ensino. Que a incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para melhoria da qualidade de ensino. Todos têm que nos conscientizar que se não for para melhorar a educação é melhor não usar.
1.Contexto Histórico
O termo AssistiveTechnology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva,foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi renovado em 1998 como Assistive Technology Act de 1998 (P.L. 105-394,S.2432).
Compõe, com outras leis, o ADA- American withDisabilitiesAct, que regula os direitos dos cidadãos com deficiência dos EUA,além deprover a base legal dos fundos públicos para compra dos recursos que estes necessitam.
No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas- CAT, instituído pela Portaria Nº 142,de 16 de novembro de 2006 propõe o seguinte conceito para a tecnologia assistiva: “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de características interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, praticase serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência,incapacidades ou mobilidades reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”(ATA VII – Comitê de Ajudas Técnicas ( CAT ) – Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência ( CORDE) – Secretaria Especial dos DireitosHumanos – Presidência da Republica)

2.Tecnologia Assistiva
TA é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de
recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover vida independente e inclusão.
Num sentido amplo percebemos que a evolução tecnológica caminha na direção de tornar a vidamais fácil. Sem nos apercebermos utilizamos constantemente ferramentas que foram especialmente desenvolvidas para favorecer e simplificar as atividades do cotidiano, como os talheres, canetas, computadores, controle remoto, automóveis, telefones celulares, relógio, enfim,
uma interminável lista de recursos, que já estão assimilados à nossa rotina e, num senso geral, “são instrumentos que facilitamnosso desempenho em funções pretendidas”. A TA deve ser então entendida como um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência ou pelo envelhecimento.
Em 16 de novembro de 2006, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidênciada República - SEDH/PR,através da portaria nº 142, instituiu o Comitê de Ajudas Técnicas -CAT, que reúne um grupo de especialistas brasileiros e representantes de órgãos governamentais, em uma agenda de trabalho. O CAT tem como objetivos principais: apresentar propostas de políticas governamentais e parcerias entre a sociedade civil e órgãos públicos
referentes à área de tecnologia assistiva; estruturar as diretrizes da áreade conhecimento; realizar levantamento dos recursos humanos que atualmente trabalham com o tema; detectar os centros regionais de referência, objetivando a formação de rede nacional integrada; estimular nas esferas federal, estadual, municipal, a criação de centros de referência; propor a criação de cursos na
área de tecnologia assistiva, bem como o desenvolvimento de outras ações com o...
tracking img