Tecnologia 4g

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4G

SÃO PAULO
2012

4G

São Paulo
2012

RESUMO

A internet 4G é a sucessora direta da 3G, que traz avanços significativos principalmente na velocidade de conexão e no carregamento de dados. A sigla vem da expressão 4th Generation, ou seja, a quarta geração de internet móvel. A principal vantagem da 4G é a sua facilidade de carregar e enviar dados, o que torna possível, por exemplo,assistir a filmes de alta definição enquanto são baixados, ou armazenar vídeos no computador no momento em que estão sendo captados pela câmera.
A tecnologia 4G promete aumentar em até 180 vezes a velocidade de navegação em relação ao 3G. O seu serviço também é mais estável, permitindo uma qualidade de conexão até mesmo em veículos em movimento, ao contrário da conexão atual, que muitas vezes tem osinal reduzido nessas situações. Além disso, a rede 4G é baseada totalmente em protocolo IP, utilizado atualmente para conexão com a internet pelos computadores. Com a utilização do IP em uma rede de telefonia celular, é possível o suporte de mais usuários acessando simultaneamente. Os dois principais exemplos de internet de quarta geração em prática atualmente são a tecnologia WiMax e a LongTerm Evolution, ou LTE. A primeira, disponível principalmente nos Estados Unidos, já é oferecido por operadoras como a Sprint, enquanto a segunda, mais popular na Europa, já foi adotada por operadoras americanas como a Verizon. As duas tecnologias estão em frequente disputa para se consolidarem como a principal fornecedora de 4G do mercado. No Brasil, a internet 4G está disponível somente emBrasília, a partir de um serviço da empresa de televisão a cabo Sky. Chamada de Sky Banda Larga, a internet, porém, não funciona como o 4G disponível no exterior, que permite a conexão em alta velocidade para dispositivos como celulares e notebooks. A 4G oferecida pela Sky está disponível somente para modens fixos, podendo ser usada em casa ou em escritórios. Ainda assim, a chegada da 4G propriamente ditaestá prevista para antes da Copa do Mundo de 2014.

SUMÁRIO

1. Introdução1
2. 4G2
2.1 Benefícios2
2.2 Padronização3
2.3 Frequências – Alocação das Bandas para LTE3
2.4 Diferencial 5
3. LTE no Mundo6
4. LTE no Brasil9
4.1 Para Anatel, decisão sobre 700 Mhz é política9
5. Referencias Bibliográficas11

1. Introdução

Aprimeira geração ou 1G foi composta dos primeiros telefones celulares, o 2G, que começou no início dos anos 90, foi caracterizado pelo uso de tecnologia digital e o início das mensagens de texto, em seguida, a eficiência foi melhorada com o processamento de dados do 3G, permitindo a visualização de sites em seu formato original.
A tecnologia 4G, ainda em desenvolvimento, é caracterizada por:
Umamelhora significativa na velocidade de transmissão de dados. Vai atingir velocidades de um gigabyte por segundo no seu celular quando você estiver parado, e de 100 megabytes por segundo, quando você está se movendo em um veículo qualquer, o que permitirá o carregamento rápido de sites, incluindo aqueles em que o há download de músicas.
A rede 4G é baseada em endereços IP, o mesmo que usamos  para nosconectar à internet a partir dos computadores. Podemos usar o dinamismo e os recursos do IP em uma rede de telefonia celular para suportar mais usuários simultâneos.
Voz, dados e serviços multimídia disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar.
Oferece proteção e maior segurança para os usuários.
Habilite conectividade global entre diferentes redes. Evitar a falta de cobertura quando o usuáriose desloca através de áreas cobertas por redes diferentes.
Diferentemente das gerações anteriores da tecnologia móvel, os telefones 4G serão amplamente utilizados para acesso à internet em computadores. Usuários em áreas com cobertura 4G com sinal forte, serão capazes de usar a rede para uma conexão de banda larga sem instalação de provedores via cabo ou linha telefônica. Por exemplo, um...
tracking img