Tecnociencia e etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnociência e Ética
Actualmente, somos considerados uma sociedade tecnocientífica: uma sociedade que depende integralmente da tecnologia e também do progresso científico. Tanto a tecnologia como a ciência são temas que estão bastante presentes no nosso quotidiano, quer seja na televisão, na rádio, nos jornais e até na publicidade da qual somos alvos incessantemente. Não é preciso procurarmuito à nossa volta para encontrarmos um objecto que resulte do conhecimento científico e tecnológico: uma caneta, um despertador, uma lâmpada, etc., são objectos que, por muito simples que pareçam, são produto de muita ciência. E é por isso que o mundo da tecnociência, hoje em dia, consegue estimular sentimentos ou reacções antagónicas: por um lado, deixam qualquer um deslumbrado; por outro,aterrorizam a humanidade.
Contudo, e em desacordo com a comunidade científica, que se sentiu obrigada a sublinhar a distinção entre a ciência e a tecnologia, o senso comum tende em confundir e fundir estes dois termos. E a urgência desta distinção deveu-se ao impacto das bombas atómicas de Hiroshima e Nagasaki que, desde então, se tornaram num símbolo negativo da invenção humana. E assim se verifica que,se de um ponto de vista as ciências e as tecnologias parecem dar-se muito bem, de outro ponto de vista, estas nunca se fundem.
As ciências são uma verdadeira criação cultural, feitas pelos humanos e para os humanos. A ciência resume-se ao conhecimento certo das coisas, dos seus princípios e causas, adquirido pelo estudo ou pela prática. Proporcionou-nos mandar pessoas à Lua, curar doenças,inventar os automóveis, os aviões, os telemóveis e os computadores, entre muitas outras coisas que foram inovando o nosso dia-a-dia. Toda esta inovação não passa de uma aplicação do conhecimento fornecido pela ciência, visando tornar mais eficaz o desenvolvimento da vida material. Esta aplicação não é mais do que a tecnologia. Esta nada tem a ver com a técnica, uma vez que a técnica não se baseia noconhecimento científico, apenas pretende solucionar questões práticas em que o Homem se apoia.
A tecnologia tem vindo a progredir com o Homem. Hoje em dia, a ciência e a tecnologia quase não se distinguem, isto porque, para que haja ciência é fundamental a existência de tecnologia, uma vez que a ciência fornece tudo o que é necessário para criar tecnologias (por exemplo: microscópicos,termómetros, etc). Contudo, a evolução da ciência depende dessas tecnologias que permitiram, por exemplo, a criação dos tais termómetros. É verdade que é possível distinguir estes dois conceitos, pois na realidade são conceitos distintos. Todavia, na prática, torna-se impossível separá-los. E é assim que surge, do casamento entre ciências e tecnologias, o conceito de tecnociência: o crescimento e o progressoda ciência e da tecnologia assentam numa colaboração recíproca. E é devido a esta evolução tanto da tecnologia como da ciência, que a relação entre ambas é cada vez mais valorizada. Foi graças à ciência e à tecnologia, que a sociedade viu o crescimento do nível e da qualidade de vida. Aquilo que nem os mais ricos imaginariam sequer ser possível há alguns séculos atrás, actualmente é produzido parapraticamente todos: a maioria da população beneficia de melhoras no que diz respeito à saúde, ao bem-estar, ao conforto e à acessibilidade aos meios de comunicação, à segurança, entre muitas outras. Enfim, tudo isto são vantagens com as quais criamos uma simbiose e das quais nos tornamos cada vez mais dependentes.
Desde a invenção da máquina, na era da industrialização, que a evolução da ciêncianão parou e é raro o dia em não presenciamos isso quer seja nos jornais, na televisão ou até na internet. No entanto, não estará a ciência a progredir depressa demais? O Homem deverá de aproveitar ao máximo tudo aquilo que a ciência lhe fornece, sem limites? Ou, por outro lado, deverá ele recusar por inteiro a ciência? “As inovações tecnocientíficas têm trazido consigo mudanças profundas no...
tracking img