Tecnlogias qeb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS GERAIS


Introdução
Mais que um modismo a Internet tornou-se um fenômeno. Conectando cerca de 150 milhões de usuários, espalhados em 140 países dos 5 continentes, a Internet cresce mais rapidamente que qualquer outro meio de comunicação já inventado e estes valores mudam a cada dia.
Enfim, a Internet é uma gigantesca rede mundial que interliga computadores de todos os tipos ecapacidades através de linhas de comunicação (telefone, canais de satélite, cabo submarino) utilizando um conjunto de regras específicas para computadores (protocolos).
Para o mundo globalizado das redes não existem fronteiras, assim como também não há distinção de raça, sexo, cor ou nacionalidade entre pessoas.
A partir deste momento você está entrando no mundo da Internet, onde encontramosserviços e facilidades, notícias e atualidades, ou se preferir como é o caso de muitas pessoas, um excelente local para encontrar amigos, jogos, bate papo e muito mais, como lojas virtuais, filmes, quadros de museus, fotografias, pesquisas escolares e outros programas e arquivos, úteis ou não no seu dia-a-dia.
Não é de admirar que esse espaço virtual atraia desde homens de negócio em busca de bonslucros até curiosos à procura de diversão.
Histórico.
Em 1969, a ARPA, do departamento de defesa dos EUA, construiu uma rede experimental de computadores chamada de ARPAnet. Composta de quatro computadores tinha como finalidade unir pesquisadores, militares e universitários, permitindo que os recursos de seus computadores fossem compartilhados.
A idéia foi boa e em 1972, 50 universidades einstituições militares já possuíam conexões.
Com o tempo, a ARPAnet cresceu e se adaptou aos desenvolvimentos tecnológicos. Como resultado grandes companhias construíram redes baseadas na ARPAnet e se conectaram a ARPAnet, em especial a NSF (Fundação Nacional para a Ciência) que em 1985, interligou os supercomputadores de seus centros de pesquisa, o que resultou na rede conhecida como NSFNET.
Em 1986 aNSFNET foi conectada à ARPANET e o conjunto de todos os computadores e redes ligados a esses dois backbones passou a ser conhecido oficialmente como INTERNET.
A partir de 1993 a Internet deixou de ser uma instituição de natureza apenas acadêmica e passou a ser explorada comercialmente, tanto para construção de novos backbones por empresas privadas como para fortalecimento de serviços diversos,abertura essa a nível mundial.
Como é a Internet?
Uma das principais características da Internet, é que não possui dono, para organizar toda essa troca de informações, existem associações e grupos que se dedicam para suportar, ratificar padrões e resolver questões operacionais, visando promover os objetivos da Internet.
Porém, existem alguns órgãos internacionais que são responsáveis pelaorganização mundial da Internet, cuja única função é apenas estabelecer regras (protocolos, como o TCP/IP) para que o máximo de computadores possa se conectar, com o mínimo de entraves (bugs).
A Internet chegou ao Brasil em 1988 por iniciativa da comunidade acadêmica de São Paulo (FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Rio de Janeiro (UFJR – Universidade Federal do Rio deJaneiro e LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica).
Em 1989 foi criada, pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, a Rede Nacional de Pesquisas (RNP), uma instituição como os objetivos de iniciar e coordenar a disponibilização de serviços de acesso à Internet no Brasil; como ponto de partida foi criado um backbone conhecido como o backbone RNP, interligando instituições educacionais àInternet.
A Internet é organizada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI), composto por membros dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, das Comunicações e representantes de instituições comerciais e acadêmicas, e tem como objetivo a coordenação da implantação do acesso à Internet no Brasil.
Protocolo
Para que todos os computadores conectados a Internet possam trocar informações, eles precisam...
tracking img