Tecnincasde administracao de pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância


Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos






ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Disciplina: Técnicas de Administração de Pessoal


Profª Rosemeire Lopes da Silva Farias



Giovana Maria da Silva Piedade, R.A.: 2320377530

Grazieli Amorim Bezerra, R.A.: 2318374991

MarcianaAbrantes, R.A.: 2308323902

Mariana Abrantes, R.A.: 2308323917

Natália Daré Giglioli, R.A.: 2326388301





Bauru/SP

2012

Giovana Maria da Silva Piedade

Grazieli Amorim Bezerra

Marciana Abrantes

Mariana Abrantes

Natália Daré Giglioli







PLANO DE TRABALHO PARA DEPARTAMENTO DE PESSOAL

Disciplina: Técnicas de Administração de Pessoal

Profª RosemeireLopes da Silva Farias



Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para conhecimento e avaliação da Disciplina Técnicas de Administração de Pessoal ata obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.




Bauru

2012

1. INTRODUÇÃO


Falar de empresa semfalar de RH é, nos dias de hoje, tarefa quase impossível. Isso porque o profissional de Recursos Humanos vem se destacando cada dia mais e mostrando sua importância no bom andamento e sucesso de uma organização.

Embora seja dever de todos os colaboradores conhecer o negócio da empresa, sua missão, visão e valores, é o RH que desempenha a função de ir a fundo e partilhar tais informações com osdemais setores.

Podemos dizer que é no departamento de Recursos Humanos que as coisas acontecem, onde a preocupação e o desejo de fazer dar certo se transformam em algo concreto, pois são eles que cuidam dos interesses e da relação empresa/colaborador.

São responsáveis por recrutar e selecionar pessoas de acordo com perfil e valores da empresa, desenvolver e aplicar programas detreinamento, manter e gerenciar a cultura e o clima organizacional, elaborar planos de remuneração dentro do perfil estratégico da empresa, ministrar palestras de motivação, desenvolver projetos de comunicação interna para que as informações possam fluir sistemicamente e manter o bom relacionamento dentro da organização, realizar trabalhos voltados para as relações sócio afetivas, dentre outras.

Aimportância desses profissionais se deve ao desenvolvimento de diversas habilidades e atitudes que auxiliam sua inclusão no nível estratégico das organizações. Podemos citar algumas, como: excelente capacidade de comunicação, atitude, criatividade, visão sistêmica e estratégica, saber negociar e liderar, dentre outras.

Dentro do contexto dos Recursos Humanos, nos deparamos com a área de Administraçãode Pessoal, que tem se evidenciado e conquistado reconhecimento merecido, pois, como é de conhecimento geral, o Departamento Pessoal é fundamental e indispensável dentro de uma organização.

Antes de salientarmos como e porque sua atuação é tão necessária, façamos uma breve comparação entre RH e AP, para entendermos suas diferenças.

Embora muita gente acredite que não, a distinção entreambos é grande, pois o RH, como dito anteriormente, é o setor responsável pela seleção de pessoas, pelos testes pré-admissionais, pelas relações humanas entre os funcionários, pela motivação, ou seja, ele cuida exatamente da Gestão de Pessoas, como é comumente chamado nos dias de hoje.

Por outro lado, o Departamento Pessoal cuida da parte operacional e burocrática, seguindo as legislaçõesTrabalhista e Previdenciária. É o setor encarregado de elaborar as

folhas de pagamentos, fazer os devidos registros nas carteiras dos colaboradores, calcular e preencher guias de INSS e FGTS para pagamentos, cuidar das advertências, demissões, dentre outros.

Para entendermos melhor, um bom exemplo são as pequenas empresas, que costumam terceirizar os serviços desses dois departamentos,...
tracking img