Tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ordem dos Engenheiros

Relatório de estágio curricular

Miguel Filipe Leitão Pardal

Membro estagiário nº 7965

Especialidade em Engenharia Informática

Colégio de Engenharia Informática

Sumário

Este relatório descreve a realização do meu estágio curricular para admissão na Ordem dos Engenheiros.

O relatório é composto por um resumo sucinto da actividade profissionaldesenvolvida e pelo meu curriculum vitae detalhado. O resumo evidencia as funções e responsabilidades que assumi. Em anexo, apresentam-se as cópias dos trabalhos técnicos e científicos mais relevantes nos quais colaborei.

Lisboa, 19 de Janeiro de 2004

(Miguel Filipe Leitão Pardal)

Membros referência

Os seguintes membros da Ordem dos Engenheiros disponibilizaram-se para contribuir na apreciaçãodeste relatório e documentação anexa.

Eng.º Paulo Jorge Tavares Guedes

Instituto Superior Técnico

Membro da Ordem nº 31672

Eng.º Luís Filipe Lopes de Oliveira Braga

Unisys Portugal

Membro da Ordem nº 32194

Agradecimentos

À minha família, por todo o apoio que sempre me deu, desde sempre.

A todos os colegas que partilharam comigo os desafios profissionais e muitas horas detrabalho.

Ao Instituto Superior Técnico, Departamento de Engenharia Informática, pelas oportunidades de formação pessoal e profissional que me proporcionou e continua a proporcionar.

À Unisys Portugal e aos seus clientes, pelas relevantes experiências profissionais que me possibilitaram e que foram essenciais para complementar a minha formação.

Uma nota especial para o Engenheiro PauloGuedes e Engenheiro Luís Braga, por terem acedido ao meu convite para serem membros referência neste relatório.

Índice

Sumário 1

Membros referência 2

Agradecimentos 3

Índice 4

Resumo 5

Descrição do estágio curricular 6

Curriculum vitae detalhado 10

Identificação 10

Formação académica 11

Formação profissional 11

Certificação profissional 13

Experiênciaprofissional 14

Trabalho académico 15

Trabalho profissional 17

Associações profissionais 20

Outras qualificações 20

Glossário 21

Anexos 24

Resumo

Licenciei-me em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico em 2000. Fui colaborador da Unisys Portugal durante dois anos, tendo participado em projectos de Banca e Seguros. Efectuei formaçãocomplementar em Consultoria e em Pedagogia Profissional. Actualmente sou docente do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico onde já completei um ano de experiência no ensino universitário e investigação na área de Sistemas de Informação Distribuídos.

Durante a minha actividade profissional adquiri experiência de análise, concepção e implementação de soluçõesinformáticas, com utilização de ferramentas de especificação e de desenvolvimento em diversas linguagens e ambientes. Em 2002 obtive a certificação da Sun Microsystems em programação Java.

Descrição do estágio curricular

A minha carreira profissional iniciou-se em Setembro de 2000, após ter concluído a licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico, com umaclassificação de quinze valores. Nesse mês iniciei funções como “Consultor de Sistemas de Informação” na Unisys Portugal, subsidiária da multi-nacional norte-americana.

O primeiro projecto da Unisys em que participei foi o “e-Banking Empresas do Grupo Caixa Geral de Depósitos”, uma solução de banca electrónica na Internet para clientes empresariais. O projecto decorreu num período de nove meses, deSetembro de 2000 a Maio de 2001. Comecei por participar no desenvolvimento de objectos de negócio e de acesso a dados, tendo depois sido responsável por gerir e orientar outros programadores nesta tarefa. Posteriormente efectuei a análise e o desenvolvimento de um agente de importação dos dados de negócio provenientes do “Main Frame” bancário para a base de dados aplicacional. Participei na...
tracking img