Tecnico radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Tipos de aparelhos de radiografia

Um técnico de radiologia formado pode operar os seguintes aparelhos:
●maquinas de radiologia convencional;
●radioterapia, de TAC (tomografia axial computadorizada);
●de ressonância magnética;
●de tomografia
●aparelhos moveis entre outros.
É muito importante que o profissional se atualize constantemente através de cursos e treinamentos específicos.1.1-Características gerais dos aparelhos

Todo equipamento de raios-x diagnósticos importado ou fabricado no País deve estar de acordo com os padrões nacionais, com os padrões internacionais que o Brasil tenha acordado, além dos requisitos estabelecidos.
●O equipamento de raios-x deve possuir:
a)Documentação fornecida pelo fabricante relativa às características técnicas, especificações dedesempenho, instruções de operação, de manutenção e de proteção radiológica, com tradução para a língua portuguesa, quando se tratar de equipamento importado;
b)Certificação da blindagem do cabeçote quanto à radiação de fuga.
c)Componentes tais como gerador, tubo, cabeçote, mesa e sistema de colimação devem possuir identificação própria (marca, tipo, número de série), mediante etiqueta fixada emlugar visível, e documentação conforme item anterior.
d)A terminologia e os valores dos parâmetros de operação devem estar exibidos no painel de controle do equipamento em linguagem ou simbologia internacionalmente aceita, compreensível para o usuário.
e)Os parâmetros operacionais, tais como tensão do tubo, filtração inerente e adicional, posição do ponto focal, distância fonte-receptor de imagem,tamanho de campo (para equipamento distância fonte-receptor de imagem constante), tempo e corrente do tubo ou seu produto devem estar claramente indicados no equipamento.
f)A emissão de raios-x, enquanto durar a exposição radiográfica, deve ser indicada por um sinal sonoro e luminoso localizado no painel de controle do aparelho.
g)O botão disparador deve ser do tipo que permita interromper aexposição a qualquer momento dentro do intervalo selecionado de exposição, observando-se ainda os seguintes requisitos:
h)A emissão do feixe de raios-x deve ocorrer somente enquanto durar a pressão intencional sobre o botão disparador, exceto em CT;
i)Para repetir a exposição, deve ser necessário aliviar a pressão sobre o botão e pressioná-lo novamente, salvo em casos de seriografia automática;j)O botão disparador deve estar instalado de tal forma que seja difícil efetuar uma exposição acidental.
l)Todo equipamento com anodo rotatório deve ter dois estágios de acionamento do feixe.
1.2-Descrição geral dos aparelhos
Os aparelhos de raios X são constituídos de três componentes fundamentais: o tubo de raios X, o gerador de alta voltagem e o painel de controle.


TUBO DE RAIO X[pic] [pic]
Figura 1
Esquema de um tubo de raios X

É um tubo de vidro denominado ampola no qual se faz vácuo e que contém no seu interior o catodo e o anodo. Sua função também é de promover isolamento térmico e elétrico entre as partes. Possui uma janela com espessura menor do que o resto da ampola e pela qual passa o feixe útil com o mínimo de absorção possível. O tubo é colocado dentro deuma calota protetora revestida de chumbo, chamado de cabeçote a fim de reduzir a radiação espalhada.
O cabeçote contém a ampola e demais acessórios. É geralmente de alumínio ou cobre cuja função é de blindar radiação de fuga. Possui uma janela radiotransparente por onde passa o feixe. O espaço é preenchido com óleo que atua como isolante elétrico e térmico.



[pic]
Figura 2
Cabeçote do tubode raios X

Catodo: e o lado negativo do tubo de raios X. Divide-se em duas partes: filamento e focalizador. O filamento é um fio de tungstênio (Z = 74) com a forma de espiral, que emite elétrons devido ao seu aquecimento.
Focalizador: É utilizado para evitar a dispersão dos elétrons produzidos no filamento.Muitos tubos de raios X possuem dois focos, um pequeno chamado de foco fino e um...
tracking img