Tecnico em meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO.

O presente relatório tem como objetivo fornecer informações do processo produtivo e do tratamento de seus efluentes da empresa JBS friboi frigorifico de abate bovinos.
A carne que passa por um tratamento frigorífico tem agregado a ela um valor mercadológico, pois passa a ter maior durabilidade e qualidade deixando de ser um produto altamente perecível.
A partir do instante emque o animal passa por um processo correto de abate e beneficiamento garante-se a procedência da carne, identificando-se o produto proporcionando maior segurança ao consumidor. Evita-se com esta medida a ocorrência de matadouros clandestinos que expõem a carne a sérios riscos de contaminação, gerando uma insegurança àquele cliente que deixa de comprar um produto devidamente inspecionado.
Estáocorrendo uma mudança de perfil deste setor industrial, onde alguns frigoríficos passaram de pequenas empresas regionais e de administração familiar, a grandes conglomerados capazes de elevar o Brasil ao posto de maior exportador de carne bovina do mundo. Por esta razão devem-se realizar investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento de soluções.
Para tanto se busca a melhoria na eficiênciados processos produtivos do setor, adotando novas tecnologias e métodos ambientalmente mais limpos, utilizando metodologias para o aumento da eficiência no uso de água e energia, redução na geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos, compostos orgânicos voláteis e reuso de recursos, entre outros. Neste contexto, insere-se a Produção mais Limpa (PmaisL), que pode se defini como uma série deestratégias, práticas, condutas econômicas, ambientais e técnicas, que evitam ou reduzem a emissão de poluentes no meio ambiente por meio de ações preventivas, evitando a geração de resíduos ou criando alternativas para que estes sejam reutilizados ou reciclados. Como as empresas possuem muitas dúvidas na hora de adotar a gestão de PmaisL, para melhor entendimento dessa técnica, este relatórioapresenta inúmeras orientações teóricas, técnicas, realizadas para auxiliar na busca de uma produção mais eficiente, econômica e com menor impacto ambiental.
No Brasil as maiores regiões produtoras estão no Centro-Oeste, seguidas pelo Sudeste, Sul, Nordeste e Norte, segundo o Anuário da Pecuária Brasileira - Anualpec. Segundo dados do Anualpec, o Brasil possui o segundo maior rebanho mundial, sendosuperado apenas pela Índia, sendo o maior exportador de carne em toneladas do mundo, conforme o balanço da pecuária bovina de corte mundial.
Os processos provenientes das operações de abate para obtenção de carne e derivados, originam vários subprodutos e/ou resíduos que devem sofrer processamentos específicos: couros, sangue, ossos, gorduras, aparas de carne, tripas, animais ou suas partescondenadas pela inspeção sanitária, etc.
Nas etapas do processo de frigoríficos e matadouros surgem questões de saúde ocupacional devido aos acidentes do trabalho e doenças ocupacionais provenientes do manuseio incorreto de substâncias químicas utilizadas nos procedimentos de limpeza e sanitização da empresa e ruído.
As questões ambientais estão ligadas a um alto consumo de água, à geração deefluentes líquidos com alta carga poluidora, principalmente orgânica, ao odor, resíduos sólidos e a um alto consumo de energia. Diante deste contexto, por questões de competitividade, para o desenvolvimento deste setor, torna-se necessária à elaboração de estratégias que apreciem estas questões.
Neste sentido, a jbs friboi adota o Programa de Produção mais Limpa (PmaisL) é um procedimento planejado como objetivo de identificar oportunidades para eliminar ou reduzir a geração de efluentes, resíduos e emissões, além de racionalizar a utilização de matérias-primas e insumos, catalisando os esforços da empresa para atingir uma melhoria ambiental contínua nas suas operações. É uma metodologia que busca solucionar problemas por meio de avaliações técnica, econômica e ambiental.
Produção mais Limpa...
tracking img