Inflencia na mudança da realidade. o que contribuiu para o surgimento das empresas como conhecemos hoje

509 palavras 3 páginas
O QUE INFLUENCIOU A MUDANÇA DA REALIDADE? QUAIS OS FATORES CONTRIBUIRAM PARA O SURGIMENTO DAS EMPRESAS COMO CONHECEMOS HOJE?
Características Neoclássicas – Na ciência da administração a abordagem neoclássica propõe o resgate das idéias da teoria clássica proposta por Henry Fayol e Frederick Taylor. As idéias dos dois são modernizadas como aconteceu com os ideais gregos e destaca principalmente a racionalidade.
Abordagens neoclássicas:
1) Reafirmação relativa dos postulados clássicos, mas com uma visão mais moderna. Os princípios são equivalentes as leis cientificas, tentando descrever uma relação de causa e efeito. O mesmo foi feito por Aristóteles algumas décadas depois de Platão. E esses princípios gerais dizem que o administrador deve se preocupar em planejar, organizar, dirigir e controlar uma organização. É preciso descobrir o principio mais adequado para cada situação.
2) Ênfase nos princípios gerais da administração. E vez da especulação teórica a preocupação é com o que acontece no mundo. Na abordagem neoclássica a preocupação era com o mundo das idéias, mas hoje o conceito importante é o pragmatismo, o foco é no dia a dia da organização.
3) Ênfase na prática da administração, é a preocupação com os resultados, com o desempenho da organização. É medido em relação aos objetivos definidos no passado e não apenas nos processos internos. A ênfase é nos objetivos e resultados. Essa abordagem usa o conhecimentos de outras teorias para arejar a ciência da administração.
4) É eclética a abordagem. Mas hoje em dia isso não é mais possível. A população cresceu demais e foi necessário criar governos, escolas, empresas para organizar o mundo.
5) Administração é uma técnica social.
6) Diferenciação da eficiência e eficácia.
Até o século XIX de uma forma mais simplificada, a administração já se fazia presente e necessária, mas não era muito complexo, pois o sistema ainda era muito doméstico. As poucas empresas eram bem próximas ao governo, que por sua vez

Relacionados

  • Apostila
    26286 palavras | 106 páginas
  • Política br
    199031 palavras | 797 páginas
  • Discriminação racial
    255947 palavras | 1024 páginas