Tecnico em enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que acompanha o homem desde os tempos Pré-Históricos, sendo que apenas no século XIX foi descoberto seu bacilo causador, e apenas noséculo XX conseguiu-se grandes avanços no tratamento desta moléstia. A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma micobactéria - o Mycobacterium tuberculosis ("bacilo de Koch"). A infecção étransmitida de uma pessoa para outra por via respiratória, porém a resposta imunológica é capaz de impedir o desenvolvimento da tuberculose na maioria dos indivíduos. A tuberculose, uma doença de evoluçãogeralmente lenta (crônica), é responsável por cerca de 2,9 milhões de óbitos no mundo a cada ano.
A redução, tanto na morbidade quanto na mortalidade, depende do tempo em que a epidemia começou napopulação e como esta se deslocou sobre a curva epidêmica das taxas de morbidade e mortalidade de Grigg. A epidemia de AIDS está modificando o quadro da tuberculose atualmente, aumentando tanto suaincidência em adultos jovens quanto sua morbi-mortalidade nestes.



TUBERCULOSE

 O que é?
Doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também podeocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
 Qual a causa?
Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies demicobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.
 Quais os sintomas?
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomasaparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois compresença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de...
tracking img