Tecnicas e procedimentos usuais - auditoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Definição
Os procedimentos de auditoria, tratam das investigações técnicas a serem praticadas pelo auditor para atingir os objetivos previamente definidos. Basicamente os procedimentos e técnicas de auditoria tratam dos passos a serem seguidos pelo auditor durante o seu trabalho.
A parte do programa de trabalho que trata do objetivo de auditoria define categoricamente o que oauditor quer provar. Uma vez definido o alvo a ser atingido, determinam-se os procedimentos de auditoria específicos para conseguí-los, o que as vezes pode ser concluído com o uso de um ou de vários procedimentos.
Técnicas e procedimentos de auditoria são uma série de investigações aplicadas pelo auditor para levantar informações suficientes e necessárias para que seja dado seu parecer bemfundamentado e conseqüentemente o auditor possa emitir sua opinião.
As técnicas de auditoria mais usuais da qual o auditor deve objetivar, e que será comentado mais detalhadamente são:
1- Exame físico
2- Confirmação
3- Conferência de Cálculos
4- Inspeção de documentos
5- Averiguação e correlação
Cabe ao auditor identificar e atestar a validade de qualquer afirmação, aplicando osprocedimentos adequados a cada caso na extensão e profundidade que cada caso requer,até a obtenção de materiais que comprovem satisfatoriamente a afirmação analisada.
Fatos, evidências e informações
A opinião formada pelo auditor precisa estar apoiada em base sólidas, alicerçada em fatos comprovados, evidências factuais e informações irrefutáveis. O auditor é, em essência, um elemento ligado àinvestigações minuciosas que lhe deem a certezade que os dados submetidos ao exame são, ou não, exatos. Caso obtenha provas concretas suficientes que convençam, precisa estar seguro para convencer, por outro lado, pessoas que não estejam ligadas aos fatos.
O auditor precisa sempre estar baseado quanto aos seus pareceres, ter bases sólidas, evidências que confirmem as informações por elelevantadas. Sendo que as informações levantadas necessitam ter objetividade, importância, validade e confiabilidade.
Algumas informações são de grande dificuldade para se obter confirmação, mas cabe ao auditor julgar necessária ou não a sua obtenção. Afinal o auditor deve ter alguns cuidados e não se permitir chegar a conclusões precipitadas, seja por falta de provas sólidas ou interferência de opiniõesdivergentes.

Extensão e profundidade
A complexidade e o volume das operações realizadas pelas empresas fazem com que os procedimentos de auditoria sejam aplicados por meios de provas seletivas, teste e amostragem. Cabe aos auditores, com base nos elementos e juízos que disponham, determinar o numero e a profundidade de operações a serem examinadas, de forma a obter elementos de convicção quesejam validos para o todo.
A quantidade e a profundidade requeridas para suportar a opininão do auditor são questões que o auditor deve determinar quando no seu exercício de juízo profissional, após estudo meticuloso que cada caso requer. Não há uma só receita para medir a extensão e profundidade de cada caso, como na composição a titulo ilustrativo de um bolo. A natureza do item em exame, amaterialidade, o risco envolvido e o tipo de material como prova disponível, devem ser analisados pelo auditor para exercer seu juízo a luz de elementos palpáveis.
Os padrões reconhecidos de auditoria,exigem que, em cada exame, o nível do trabalho seja adequado para fundamentar um parecer competente. Não obstante, isso não significa que o nível de teste em profundidade e extensão deva ser o mesmopara cada caso; tão pouco significa que deva ser igual de uma não para o outro.
O grau de extensão dos testes pode ser maior para alguns itens selecionados, ao mesmo tempo deve-se examinar e ver se todos os itens componentes são potencialmente importantes a serem revisados numa base constante em extensão e profundidade.
Os procedimentos de auditoria devem ser estendidos e aprofundados até a...
tracking img