Tecnicas de negociacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA
GESTÃO DE LOGISTICA
ARLEILTON MARTINS SOUZA – RA 381329
DANIELA OLIVEIRA – RA - 381040
ROSILENE Mª DA CONCEICÃO LOPES –RA-349718

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Marabá – Pa
2012
ARLEILTON MARTINS SOUZA – RA 381329
DANIELA OLIVEIRA – RA - 381040
ROSILENE Mª DA CONCEICÃO LOPES –RA-349718

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Trabalho apresentado a disciplina de Técnicas deNegociação, para obtenção da parcial da nota, do curso de Bacharelado em Gestão de Logística, ministrada pelo Profª Ma. Cristiane Vinholi de Brito.

Marabá – Pa
2012
INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta os conceitos básicos de negociação, ou melhor, dizendo, a habilidade que é competência fundamental as pessoas que ocupam cargos administrativos, Várias são as formas em que se desenvolve o ato denegociar, comprar e vender, negociar serviços, contratar, despedir. Resolver uma pendência, negociar ou renegociar contratos, conduzir e fechar negócios, abrir novos clientes, resgatar clientes inativos, administrar conflitos e disputas de poder, são situações que demandam ações eficazes dos negociadores.
Para ACUFF (1993, p.21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir umacordo agradável sobre diferentes idéias e necessidade”.
De acordo com Junqueira (2003a), “negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do quea soma das contribuições individuais”.
O ato de negociação está presente em muitos momentos da vida, em simples atos à decisões de grandes investimentos.

ETAPA 1
O ato de negociar
Negociar significa ouvir, muito mais do que falar. Saber ouvir não significa fraqueza, como muitos acreditam, mas dar-se o direito de conhecer melhor as reais expectativas da outra parte. E a partir delas,identificar pontos de contato eficientes e duradouros. Negociar é, antes de tudo, uma troca na qual nenhum lado quer sair perdendo. O objetivo é chegar a um consenso. Para isto, é importante que todos saibam os resultados que desejam alcançar e que sintam que seus posicionamentos foram ouvidos e levados em consideração pela outra parte. 
Saber negociar é uma habilidade essencial para o empreendedor quequer ver o seu negócio ir para frente. Seja com clientes, com fornecedores ou com colaboradores, a negociação é uma ferramenta estratégica de gerenciamento empresarial. 

O empreendedor que é um habilidoso negociador só tem a ganhar. Ganha na compra de produtos de mais qualidade; ganha na conquista de preços mais baixos e prazos mais longos; e, principalmente, ganha confiança, respeito eadmiração dos diversos públicos com os quais se relaciona.
Para a negociação é preciso preparação e planejamento, com vistas ao resultado a alcançar.
Essa preparação, e esse planejamento tornam-se fatores positivos e terá uma grande contribuição no sucesso da ação, pois acarretará, o estudo e a pesquisa das fontes de informação, bem como o aprofundamento dos dados disponíveis, capazes de fundamentar, deforma consciente, as estratégias e táticas da negociação.

Etapa 2
DEFINIÇOES DE NEGOCIAÇÃO

A negociação está presente de forma intensa na vida. Ao negociar, envolvemo-nos em trocas, concessões e barganhas, nas quais as questões substantivas em jogo estão colocando em risco e criando oportunidades para os relacionamentos.
Toda negociação tem um ou mais objetivos onde são aqueles que poderãoser concretizados caso o lado oposto da negociação estiver de acordo com o que é pedido. Ambas as partes da negociação podem oferecer resistência aos objetivos realistas de uma das partes e através de negociações exaustivas busca-se atingir um consenso sobre as prioridades de ambos os lados.
As negociações acontecem no momento em que as partes envolvidas estejam dispostas a realizar uma...
tracking img