Polinizador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O polinizador
Vez por outra, abandone a trilha e se embrenhe no bosque. Sempre que você agir assim, decerto encontrará algo que nunca viu antes.
ALEXANDRE GRAHAM BELL
Os polinizadores são aquelas pessoas que podem criar algo novo e melhor por meio de uma junção de ideias e conceitos aparentemente sem noção. Inovam ao descobrir soluções inteligentes e aplicam com sucesso em outro.Exemplos:

Teclas do piano - veio as primeiras máquinas de escrever - teclado eletrônicos
Vasos de flores mais resistentes – veio a criação do cimento – estruturas elegantes feito pelos arquitetos

Cartões perfurados de tecelagem de teares de seda - originou os primeiros computadores e Parque de diversões – veio o conceito dos elevadores.

Tortas da Empresa Frisbie Baking Company - discovoador Frisbee

Foi dessa mesma maneira, com olhar criativo e mente aberta que possibilitou a Clarence Birdseye a criar um império de alimentos congelados, observando que os esquimós armazenavam peixes no ambiente externo gélido.

E Orville e Wilbur Wright polinizaram materiais e mecanismos da bicicleta para construir o primeiro avião a motor. Hoje o essa polinização segue o sentido opostoonde materiais aeroespaciais de alto desempenho são adaptados para reforçar e tornar mais leves bicicletas com tecnologias avançadas.

Leonardo Da Vinci foi um dos maiores polinizadores que combinou seus diversos talentos e conseguiu deixar um legado notável.
Geralmente os polinizadores são viajantes incansáveis, a negócios e a lazer, que, ao voltarem, compartilham não só o que viram, mas oque também o que aprenderam. Leêm muito, e se mantem informados e atualizados. Versáteis, têm interesses diversos, o que lhes proporcionam extrair uma ideia de um negocio e aplica-lo em outro.

Polinização dentro e fora
Apesar de a maioria das empresas falarem de polinização entre as diferentes áreas, muitas delas enfrentam problemas para conseguir resultados eficientes.
Exceção:

Procter& Gamble - combinou o conhecimento de agentes branqueadores seguros do negocio de lavagem de roupas com sua profunda experiência em higiene oral para criar o Crest Whitestrips, da unidade bucal – que agora gera uma receita de 200 milhões por ano.

Sementes da polinização
A própria historia da IDEO, é uma historia de polinização. Antigamente trabalhavam com maquinas-ferramentas,protótipos físicos e hoje trabalha com intangíveis, como organizar a cadeia de suprimentos da Kraft ou tornar turno das enfermeiras da Kaiser Permanete mais eficiente. Aprenderam a trabalhar com o “design thinking” na sua ampla variedade, desde programas de inovação produtos até o mundo de serviços, de experiências e ate de culturas.
Herbert Simon, em As ciências do artificial, definiu “design”(projeto) como a transformação das condições vigentes em condições preferidas. Portanto design thinking (pensamento de projeto) esta vinculado a um futuro melhor.
Receita de polinização da IDEO:
1. Mostrar e contar (compartilhar insights)
2. Contratar pessoas com antecedentes diversificados (ampla diversidade de candidatos)
3. Criar espaço para mexer na panela (alternativa de alteração doespaço físico)
4. Misturar culturas e geografias (importância de aprendizado com culturas diferentes)
5. Promover series de palestras semanais (pensadores compartilhando ideias)
6. Aprender com os visitantes (ouvir)
7. Buscar diversos produtos (amplo espectro de atividades dos clientes gera aprendizado continuo).

Fabiano

Willi
O salto de Fosbury
O salto de Fosbury éum exemplo de Polinizador. Dick Fosbury foi um atleta americano da década de 1960, que revolucionou a modalidade de salto em altura, mais conhecido como “tesoura”.
Fosbury no início do aprendizado foi orientado a mudar seu estilo de pular da forma tesoura para a tradicional da época, sendo esta conhecida como “rolo-vertical”, onde o atleta transpassa o obstáculo de frente, com esta técnica seu...
tracking img