Tecnicas de nego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A comunicação é o instrumento básico da assistência de Enfermagem ou o processo que torna possível o relacionamento enfermeiro-paciente. É o denominador comum de todas as ações de enfermagem e influi decisivamente na qualidade da assistência prestada àquele que necessita dos cuidados profissionais do enfermeiro.
A comunicação envolve competência interpessoal nas interações e é a base dorelacionamento entre seres humanos, além de ser um“processo vital e recíproco capaz de influenciar e afetar o comportamento das pessoas. (Texto 07, página 03, Revendo a literatura, & 1 e 2)
Destes conceitos extrai-se a importância de que se reveste o tema comunicação no contexto de atuação do enfermeiro. Os textos analisados são acordes em destacar a relevância do processo comunicacional norelacionamento interpessoal enfermeiro-paciente.
Um estudo aponta a comunicação como componente integrante do processo de humanização e integralidade da assistência, destacando que, para a prática humanizada, torna-se necessária a valorização da comunicação por parte dos profissionais com os pacientes e familiares. (texto 1, pág. 485)
Outro estudo destaca que é a partir dos processos de comunicação quese atinge um dos objetivos da assistência de enfermagem: levar o paciente a participar dos esquemas terapêuticos. Tanto a interrupção do tratamento como a não adesão estão relacionadas à incompreensão das informações pelo paciente decorrente de uma comunicação ineficaz. (texto 2, pág.55).
Ser competente em comunicação é uma habilidade fundamental a ser adquirida pelo enfermeiro, sendo eledocente ou atuante em outra atividade prática do cuidar. Sustentam um dos textos analisados que essa habilidade lhe possibilitará um cuidar consciente, verdadeiro e transformador. (texto 06, pág.633).
O uso de estratégias comunicacionais é o centro do suporte emocional em cuidados paliativos. Habilidades para escuta, questionamento, exploração de sentimentos e feedback são ferramentas necessárias paraprover o conforto emocional e influenciam positivamente o ajuste psicológico do paciente à vivência do processo de perdas e incertezas inerentes ao adoecimento e morte. (texto 05, pag.126)
Estudo conduzido com pacientes renais crônicos ressalta que o relacionamento interpessoal enfermeiro-paciente, no contexto da hemodiálise, favorece o estabelecimento de um vínculo terapêutico. Ao utilizar-seapropriadamente da comunicação, aliada a este vínculo terapêutico, o enfermeiro tem ampliada a sua capacidade de observação, podendo detectar situações relevantes sobre as quais poderá interagir, levando o paciente a reequilibrar-se mais rapidamente. (texto 11, pág. 210).
No tratamento do tema comunicação é comum a dicotomia que se estabelece entre a comunicação verbal qual seja a que ocorre pormeio da linguagem, por meio da qual são expostas as ideias, partilhadas as experiências com pessoas, validados os significado simbólicos da percepção e a comunicação não verbal, aquela que prescinde da palavra e se manifesta pelo gesto, postura, expressões faciais, corporais e pela distância mantida entre os interlocutores. (texto 02, pág.55; texto 08, pág.140)
Independentemente da forma como semanifeste, no contexto da enfermagem, a comunicação deve nortear-se pelos objetivos seguintes: identificar problemas, percepções e expectativas que demandem ações de enfermagem; conhecer hábitos individuais que facilitem a sua adaptação à unidade e ao tratamento; estabelecer uma relação interpessoal; tentar abranger a totalidade do paciente nos seus aspectos biopsicossocioespirituais;individualizar a assistência de enfermagem; fornecer subsídios para a tomada de decisão quanto às condutas de enfermagem; avaliar a evolução das condições do paciente para detectar alterações ou tendência na sua situação; esclarecer dúvidas ou falhas no entendimento, reforçando informações já prestadas; reduzir o nível de ansiedade do paciente. Denomina-se terapêutica a comunicação que concretiza esses...
tracking img